Assinar
Ambiente

Pinheiro bravo do Pinhal do Rei nomeado para Árvore do Ano

Dez árvores estão a votos e uma delas fica na região. Vencedora representará Portugal no concurso europeu Tree Of The Year 2021.

125 anos e 11 metros de altura é assim o pinheiro bravo do Pinhal do Rei nomeado para a fase de concurso nacional da Árvore Europeia do Ano 2021.

A árvore centenária da espécie pinus pinaster aiton tem 2 metros de perímetro de tronco e “mora” em São Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande.

“Qual guardião das dunas, este pinheiro veterano, com o seu tronco imponente e inusitado serpenteia pela areia como que a ouvir o pulsar da terra. Um representante invulgar da sua espécie, destaca-se dos demais ao não desafiar a gravidade e manter-se junto ao chão, conquistando uma vasta área, de mais de 260m2. Assim permanece até hoje o Bravo do Pinhal, para deleite de quem o avista, lutando contra ventos, tempestades e o avançar da areia numa batalha invisível e interminável”, apresenta a “candidatura” o exemplar da região.

Esta é uma das 10 árvores nacionais escolhida pelo júri para o concurso promovido pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC). A votação decorre através da página de internet do concurso.

É possível votar até às 23h59 de 23 de novembro, segunda-feira, bastando para isso ir à página, selecionar duas das árvores a concurso e confirmar o voto.

A árvore com mais votos vai representar Portugal no concurso europeu Tree Of The Year 2021, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation.

O concurso pretende “destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural, que merece toda a atenção e proteção”, explica a UNAC.

A Árvore Europeia do Ano é selecionada não apenas pela beleza, tamanho ou idade, mas também pela sua história e relação com as pessoas.

Ainda no distrito de Leiria, a Câmara de Castanheira de Pera anunciou, em comunicado, a candidatura de uma magnólia ao mesmo concurso, mas não terá sido selecionada para a fase de votação pública.

De acordo com a autarquia, a magnólia soulangeana tem 8 metros de altura e um metro de diâmetro do tronco, e encontra-se na zona central do Jardim da Casa da Criança Rainha Dona Leonor, no centro da vila de Castanheira de Pera.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados