Assinar
Leiria

Francisco André assume a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação

Novo secretário de Estado foi chefe de Gabinete do Primeiro-Ministro de outubro de 2018 a agosto deste ano

Rosto de Francisco André

O leiriense Francisco André é o novo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. Filho do antigo governador civil de Leiria, Carlos André, o militante socialista de 44 anos regressa à equipa de António Costa, do qual já foi chefe de Gabinete e substitui Teresa Ribeiro, numa área que conhece.

A tomada de posse do novo membro do Governo acontece esta terça-feira, pelas 18 horas, em cerimónia restrita no Palácio de Belém, de acordo com a nota publicada na página da Presidência da República.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na menção jurídico-económicas, Francisco André iniciou a sua carreira profissional como advogado em 2003. Entre outras funções, foi chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão, entre 2005 e 2008; Conselheiro na Representação Permanente de Portugal (REPER) junto da União Europeia, entre 2009 e o final de 2013; e chefe do Gabinete do Primeiro-Ministro de outubro de 2018 a agosto de 2020. Saiu para assumir funções na representação permanente de Portugal junto da OCDE, lugar que agora ocupava.

Francisco André, que cresceu no Olival, concelho de Ourém, foi deputado na Assembleia Municipal de Ourém eleito nas listas socialistas, por diversas vezes. É membro do Conselho Permanente do PS, representante do PS em órgãos do Partido Socialista Europeu e na Internacional Socialista. Faz ainda parte do Gabinete de Estudos do partido, e é responsável pela preparação do programa eleitoral e de propostas. Foi também, durante anos, responsável pelo pelouro das relações externas do PS.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados