Assinar Edições Digitais


Ourém

Ourém: Campanhas de bem-estar social valem bilhetes para o NOS Alive

Os projetos vencedores vão participar, em junho, numa sessão da Assembleia Municipal de Ourém.

Foi através de um vídeo que o presidente da Assembleia Municipal de Ourém (AMO), João Moura, desafiou os alunos do concelho a apresentar uma campanha de sensibilização sobre um tema social.

A mensagem foi enviada no âmbito da Assembleia Jovem de Ourém (AJO) que este ano, devido à pandemia, não contou com a deslocação do responsável às escolas.

Os alunos são, assim, convidados a desenvolver campanhas na área do bem-estar social, podendo utilizar meios de comunicação como vídeo, fotografia, outdoors, panfletos, anúncios de jornal, expressão dramática ou ações de rua.

As candidaturas devem ser submetidas até 30 de abril de 2021 (verificar calendário no fim do texto).

As equipas participam por escalão – 1º escalão do 5º ao 9º ano e 2º escalão do 10º ao 12º – e as duas equipas vencedoras receberão bilhetes para o festival NOS Alive e poderão ver as suas campanhas concretizadas.

Apesar das restrições, João Moura considera necessário que “os alunos continuem a sentir que fazem parte de uma sociedade melhor e mais democrática, pelo que é crucial continuar a desenvolver as competências e as atitudes de cidadania ativa”.

O presidente da AMO considera esta uma “excelente oportunidade” para tirar partido da criatividade dos jovens e domínio das ferramentas de comunicação “e utilizá-las para o bem de todos”.

Calendarização da iniciativa AJO:
23 a 27 de novembro de 2020 – disponibilização do vídeo e divulgação da edição 2020/2021 da AJO;
11 a 15 de janeiro de 2021 – visita às escolas e distribuição de brindes aos alunos envolvidos no projeto;
21 a 26 de março de 2021 – eleição na escola;
26 a 30 de abril de 2021- submissão das candidaturas;
21 de maio de 2021- sessão da AJO;
junho de 2021 – participação dos projetos vencedores na sessão da AMO;
julho de 2021 – participação dos vencedores das edições 2019/2020 e 2020/2021 no NOS Alive.