Assinar


Alcobaça

Câmara de Alcobaça investe 12 milhões de euros em pavilhão multiusos e zona empresarial

Autarquia estima que as obras dos dois projetos fiquem concluídas em 2022.

A Câmara de Alcobaça, no distrito de Leiria, vai iniciar em fevereiro as obras do futuro pavilhão multiusos e da zona empresarial da Benedita, projetos que no conjunto totalizam um investimento de 12 milhões euros a realizar até 2022.

As obras, que aguardavam o visto do Tribunal de Contas, “obtiveram parecer favorável”, informou a Câmara de Alcobaça, anunciando para o mês de fevereiro o início das duas empreitadas.

“Trata-se de duas obras referenciais que abrem novas perspetivas de futuro em matéria de atratividade, investimento e empregabilidade do concelho, mas cujo impacto se alarga a um território bem mais vasto”, afirmou o presidente da câmara, Paulo Inácio (PSD), citado numa nota à imprensa.

Com um orçamento de 4,5 milhões de euros, o novo pavilhão multiusos resultará da requalificação do atual MercoAlcobaça (onde se realiza a Feira de S. Bernardo), num “espaço multifuncional para a realização de espetáculos, congressos, encontros, conferências, jogos, feiras e exposições, apresentações comerciais, entre outras iniciativas”, divulgou a autarquia.

Localizado na entrada norte da cidade, o pavilhão ocupará uma área de cerca de três hectares e terá 5.000 metros quadrados de área coberta.

A obra inclui a renovação de todo o edifício, conferindo-lhe um ‘design’ mais contemporâneo e melhorando as condições de conforto e de isolamento térmico, segundo a autarquia.

O novo pavilhão será equipado com bancadas amovíveis, com 2.226 lugares, 16 dos quais reservados para pessoas em cadeira de rodas.

Com as bancadas recolhidas, a área livre possibilitará a realização de exposições, concertos ou outros eventos, podendo concentrar 5.400 pessoas em pé.

A Zona Empresarial Responsável da Benedita (ALEB) “irá satisfazer, finalmente, uma justa reivindicação da freguesia”, que há mais de 30 anos reclamava a obra considerada por Paulo Inácio “uma excelente oportunidade quer para a reordenação territorial do tecido empresarial da região, quer para potenciar o espírito empreendedor que caracteriza a população da Benedita”.

A ALEB será a maior obra já efetuada pela Câmara de Alcobaça, com um investimento de 7,5 milhões de euros.

Localizada na Quinta da Serra (junto ao IC2, na Benedita), a área empresarial ocupará uma extensão de 53,7 hectares, dividida em 73 parcelas que se destinam à instalação de indústria, logística, armazenagem, comércio e serviços.

A assinatura dos contratos de empreitada dos dois projetos foi oficializada em novembro de 2020 e a estimativa da autarquia é que as obras fiquem concluídas em 2022.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados