Assinar


Batalha

Covid-19: Batalha lança segundo programa de apoio à cultura e ao associativismo

Montante disponível ascende a 200 mil euros. Já para pequenos negócios e empresas, o município disponibiliza meio milhão de euros

A Câmara da Batalha vai lançar uma segunda edição do Programa Retomar, com uma dotação de 200 mil euros, para apoio à cultura e ao associativismo devido à pandemia de Covid-19.

A primeira edição deste programa, lançado em maio de 2020 com o mesmo valor, “visou assegurar apoios financeiros, sob a natureza de subsídio não reembolsável, para fazer face às necessidades mais urgentes de tesouraria das associações culturais e desportivas do concelho”, e contemplou sete associações – consideradas elegíveis – com 120 mil euros.

O Município nota que o programa tem “carácter extraordinário e temporário para dinamização da cultura, do desporto e do associativismo, em resultado da doença Covid-19”, mas, devido ao prolongamento da pandemia, foi determinado o lançamento da segunda edição.

A segunda edição do Programa Retomar terá também “uma dotação inicial de 200 mil euros e assegura apoios financeiros, por via da antecipação dos subsídios ou de apoios específicos” ao desporto e cultura, “sob a natureza de subsídio, não reembolsável, para fazer face às necessidades mais urgentes” das coletividades.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considera que este “é um sinal” para estas entidades sobreviverem, admitindo que, “se não for este apoio, colapsam”. “Face aos compromissos que têm e face às pessoas que dependem das respetivas instituições, este é um apoio essencial”, declarou.

Paulo Batista Santos adiantou que houve sectores muito afetados pela pandemia, mas alguns tiveram condições para se adaptarem”, exemplificando com os restaurantes que se adaptaram ao ‘take-away’, mas, “no caso da cultura e, mesmo, das atividades desportivas, tiveram de parar, salvo raras exceções, daí este apoio”.

Apoio às famílias e empresas

Numa nota à imprensa, a Câmara da Batalha dá ainda conta de que o saldo positivo de 1,9 milhões de euros registado em 2020 será aplicado maioritariamente para reforço de apoios às famílias, pequenas empresas e instituições locais, “bastante atingidas pelos efeitos da pandemia da Covid-19”.  

“Os programas orientados para o apoio à comunidade consubstanciam-se em medidas de proteção sanitária – distribuição gratuita de máscaras e disponibilização de testes -, como ações de apoio social às famílias com filhos em idade escolar, distribuição de produtos alimentares e entrega de medicamentos à população com mais de 65 anos”, adianta a autarquia.

Já para apoiar os pequenos negócios e empresas, o município da Batalha disponibilizou meio milhão de euros no âmbito do Programa de Relançamento da Economia e do Investimento, estando a decorrer até 28 de fevereiro o período de pré-qualificação das candidaturas.

Com redação

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados