Assinar
Covid-19

Covid-19: Leiria garante refeições aos 1.474 alunos com ação social escolar

Garantidas refeições escolares. São várias as autarquias da região que já anunciaram medidas de apoio nesta área.

A Câmara de Leiria anunciou hoje que garante refeições aos 1.474 alunos do pré-escolar e 1.º ciclo beneficiários da ação social escolar do concelho no período de pausa letiva determinada pelo Governo para conter a pandemia de covid-19.

“O Município de Leiria assegura as refeições escolares a todas as crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico, beneficiários da ação social escolar, no período de interrupção das atividades letivas”, medida que entra hoje em vigor, informa a Câmara numa nota de imprensa.

Na mesma nota, a autarquia adianta que os pedidos “serão encaminhadas pelos estabelecimentos de ensino/agrupamentos de escolas que articularão com o município, tendo em vista a operacionalização da entrega”. Os contactos são 244839640 ou educacao@cm-leiria.pt.

Segundo informação enviada à agência Lusa, há 1.474 alunos com ação social escolar, 755 no escalão A e 719 no escalão B, no pré-escolar e 1.º ciclo.

A responsabilidade das refeições nos outros níveis de ensino só passa para o município no ano letivo 2021/22.

“As inscrições para refeições para alunos dos 2.º e 3.º ciclos devem ser feitas nas respetivas escolas”, esclarece.

A Câmara de Leiria acrescenta que se mantêm “abertas escolas de acolhimento, para crianças com menos de 12 anos cujos pais de grupos específicos/serviços essenciais (como profissionais de saúde, bombeiros e forças de seguranças, entre outros) têm de trabalhar”. Estas escolas são a Henrique Sommer, na Maceira, e a Correia Mateus, em Leiria.

O município informa ainda que, para “minimizar o impacto negativo da pandemia na área social e da saúde comunitária”, foi criada uma Linha de Apoio Social e Psicológico que possibilita apoio psicológico às crianças entre os 03 e 10 anos nos dias úteis das 09:00 às 17:00, através do número de telefone 244243840.

Trata-se de uma iniciativa em “articulação da Divisão de Desenvolvimento Social com os serviços de Educação da Câmara de Leiria – equipa multidisciplinar PIICIE [Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar]”.

Todas as escolas de todos os níveis de ensino estão encerradas desde hoje e durante duas semanas, uma medida anunciada na quinta-feira pelo Governo para conter a pandemia de covid-19.

Além das escolas, também todas as creches e ateliês de tempos livres vão permanecer encerrados durante 15 dias, o mesmo acontecendo com os tribunais de primeira instância, que só funcionam para atos processuais urgentes.

Marinha Grande assegura refeições a 375 alunos

O Município da Marinha Grande vai assegurar refeições a 375 alunos do pré-escolar e 1.º ciclo beneficiários da ação social escolar, durante a interrupção letiva determinada pelo Governo para conter a pandemia de covid-19.

Segundo o município do distrito de Leiria, as refeições serão fornecidas “durante o período em que as escolas estarão encerradas, no âmbito do estado de emergência”.

“Os pais dos alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo abrangidos pela ação social escolar, escalões A e B, poderão marcar”, desde hoje, “as refeições em regime de ‘take-away’”, já que o serviço entra em funcionamento a partir de segunda-feira.

As refeições vão ser entregues nas escolas João Beare, Francisco Veríssimo e António Vitorino.

A marcação prévia deve ser feita para o número de telefone 244 573300 (opção 5) das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:00, nos dias úteis, acrescenta a autarquia.

Porto de Mós garante refeições e atividades à distância

Da mesma forma, a Câmara de Porto de Mós anunciou igualmente que “estão asseguradas as refeições escolares a todas as crianças do pré-escolar e 1º ciclo” dos escalões A e B da ação social escolar.

As escolas de acolhimento “para alunos cujos pais se encontrem a trabalhar na linha da frente no combate à pandemia”, em Porto de Mós, serão o Centro Escolar de Porto de Mós, a EB1 de Serro Ventoso, a Escola Secundária de Mira de Aire e a EB1 do Juncal.

Esse apoio pode ser solicitado para direcao@aepmos.pt .

Já os alunos “que usufruem das terapias de intervenção, no âmbito do projeto PIICIE, continuarão a receber apoio através dos meios digitais e /ou telefónico”, aponta o município.

Para além de uma linha de apoio (808 210 102), a Câmara de Porto de Mós anuncia ter em funcionamento atividades de enriquecimento curricular on-line (em atb.escola-on.pt), bem como atividades da biblioteca e atividades físicas para toda a família, à distância.

Com Lusa

Nota: notícia atualizada às 17h32, com medidas anunciadas para a Marinha Grande e Porto de Mós


Secção de comentários

  • P. Maria disse:

    Compreende-se que as escolas tenham de dar suporte e alimentação aos alunos que mais carenciados, de qualquer das formas acho incompreensível que todos os funcionários tenham de se manter presentes no seu posto de trabalho, tendo em conta que as actividades curriculares estão suspensas e nem os professores nem os alunos se encontram a frequentar o recinto escolar.
    Esta decisão de suspensão de aulas deveria permitir uma restrição de contactos para um universo mais alargado do que apenas os alunos, e não é o que se verifica pelo menos na escola Henrique Sommer na Maceira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados