Assinar
Covid-19

Covid-19: Autarquias da região anunciam testes aos elementos das mesas de voto

Em preparação para as eleições presidenciais do próximo domingo, as autarquias testam centenas de pessoas

As cerca de 200 pessoas que vão estar no domingo nas mesas de voto para as eleições presidenciais no concelho da Marinha Grande vão fazer testes para detetar covid-19, disse hoje à agência Lusa a presidente da autarquia.

Cidália Ferreira explicou que a medida, a decorrer na sexta-feira, se prende com “os cuidados que a pandemia agora obriga e ao aumento de casos”, e vai permitir identificar alguém infetado que possa estar assintomático, evitando pôr “em risco outras pessoas”.

Por outro lado, a autarca destacou a “tranquilidade que esta iniciativa dará às pessoas que vão votar, sabendo que todos os membros da mesa não estão contaminados”.

“Nós gostaríamos que as pessoas pudessem estar tranquilas no exercício do seu direito cívico de voto e estamos a fazer tudo para que essa tranquilidade venha a acontecer, para que as pessoas votem em segurança e sem medo”, adiantou.

A presidente da Câmara da Marinha Grande, no distrito de Leiria, esclareceu que estarão “cerca de 200 pessoas, distribuídas por 35 mesas de voto, na sede do concelho – escola Guilherme Stephens e lugar do Pilado – e nas sedes de freguesia de Moita e Vieira de Leiria”.

Cidália Ferreira acrescentou que o município faz também quinzenalmente testes aos trabalhadores que estão a exercer funções de forma presencial, “para continuar a prestar o serviço em segurança”.

“São trabalhadores que são essenciais, na área do atendimento à população e dos serviços essenciais ao funcionamento do concelho e que não podem ser interrompidos”, adiantou a autarca, referindo que “este trabalho de testagem é feito em articulação com os profissionais de saúde que estão sempre prontos a colaborar com a Câmara”.

Entretanto, também a Câmara de Porto de Mós anunciou procedimento idêntico, adiantando esta manhã que “testa todos os elementos que integram as mesas de voto nas eleições presidenciais”. No total, de acordo com informação municipal, o município antecipa que serão testadas 258 pessoas.

Os testes vão ser realizados “no próximo sábado” e serão efetuados “a todas as pessoas que integram as mesas de voto, bem como a todos os que estarão ligados de alguma forma ao processo eleitoral”, anunciou o município esta manhã.

No final do processo eleitoral, “os espaços serão devidamente higienizados e desinfetados por uma equipa com formação para o efeito e com recurso a equipamentos e produtos devidamente homologados”, acrescenta uma nota da autarquia.

Esta tarde, a Câmara da Batalha, anunciou igual medida. A autarquia anunciou prever a realização de cerca de 100 testes, “no espaço municipal adaptado a centro de testes, a funcionar desde 15 de junho de 2020, e que tem serviço para apoio e testagem da população, escolas, instituições sociais e empresa, tendo já realizado mais de 10 mil testes à Covid-19”.

“Desde o início da pandemia que temos procurado assegurar as melhores condições de segurança e proteção da nossa comunidade, sempre em articulação com as autoridades de saúde.  Esta decisão vai na mesma linha de atuação e pretende também constituir um forte apelo à participação cívica nas eleições presidenciais”, refere o autarca local, Paulo Batista Santos.

Nota: notícia atualizada às 15h04 com dados referentes à Batalha e respetiva correção do título do artigo.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados