Assinar
Covid-19

Covid-19: Rastreio epidemiológico reforçado em Leiria com nova equipa

As 27 pessoas que compõe a equipa são profissionais da área da saúde, do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral.

Contactar os casos positivos à covid-19 e quebrar cadeias de transmissão são os objetivos da estrutura de rastreio epidemiológico que entrou em funcionamento ontem, segunda-feira, em Leiria.

Uma equipa de 27 pessoas está agora a trabalhar no antigo edifício da Caixa Agrícola, na Nova Leiria, instalações cedidas pela autarquia.

Os profissionais são da área da saúde, do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACES PL), e dividem-se entre médicos, enfermeiros e psicólogos, avançou ao REGIÃO DE LEIRIA a vereadora da saúde da Câmara de Leiria.

Ana Esperança explica que o município “forneceu o espaço físico e a logística, como mesas e cadeiras, toda essa parte operacional, com exceção dos computadores”.

Esta equipa vai acompanhar os casos na área do ACES PL e, além desta estrutura, há ainda equipas em Pombal, Marinha Grande e Leiria, adianta Rui Passadouro da Fonseca, citado em comunicado.

O delegado de saúde pública do ACES PL apelou ainda à população para que se autoisole sempre que esteja em contacto com casos positivos e entre em contacto com a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou com serviços de saúde.

Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, Ana Esperança sublinha que “cada caso positivo faz com que um profissional de saúde tenha de contactar 20 ou 30 pessoas, dependendo dos contactos que teve, por isso isto é muito complicado”.

A vereadora considera que este estrutura “terá uma importância fundamental na contenção e combate à pandemia na região”.

O ACES PL integra a Administração Regional de Saúde do Centro e abrange os concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados