Assinar
Covid-19

Covid-19: Região tem mais 745 casos e 14 óbitos

Região totaliza mais de 17.500 pessoas infetadas desde o início da pandemia.

Dos 11 concelhos que, na última atualização diária da situação epidemiológica, registaram novos casos de infeção, nenhum teve menos de uma dezena de testes positivos. E três superaram mesmo a centena de novas infeções.

Há mais 745 pessoas infectadas com Covid-19 na região, resultado da atualização dos dados nos últimos dois dias.

Leiria é o concelho com o maior número, 198, ainda que este valor seja referente, como referido, a dois dias, já que ontem, o ACES Pinhal Litoral não atualizou os dados (acontecendo o mesmo nos concelhos de Batalha, Marinha Grande e Pombal).

Caldas da Rainha é o segundo concelho com maior número de novas infeções, nas últimas 24 horas, na região de Leiria, 107.

O surto conhecido na terça-feira, no lar da Misericórdia de Caldas da Rainha, com 78 idosos e 29 funcionários infetados, terá reflexo no número divulgado esta sexta-feira, já que os casos só integram a contagem diária oficial quando registados no SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), e nos dias anteriores, o total ainda não tinha abrangido todos os novos doentes infetados.

Ourém tem também mais de uma centena de novas infeções (103) enquanto Alcobaça, com valores referentes aos últimos dois dias, contabiliza 90 novos testes positivos.

Há ainda registo de novas infeções pelo novo coronavírus em Pombal (76), Marinha Grande (48), Peniche (35), Batalha (34) Porto de Mós (20), Nazaré (18), Bombarral (16).

A região de Leiria (distrito de Leiria e concelho de Ourém) totaliza 17.531 casos de infeção por Sars-CoV-2, desde março do ano passado.

O número de óbitos continua a aumentar na região. Com mais 14 mortes associadas à doença – três em Alcobaça, três em Peniche, três em Leiria, três na Marinha Grande, uma na Batalha e outra Caldas da Rainha – a região de Leiria totaliza 389 óbitos desde o início da pandemia.

Entre as recuperações, há um lado positivo a destacar. Três concelhos têm números acima da centena a confirmar a recuperação de doentes. Ourém é o “líder” com 150 pessoas a ultrapassar a doença, seguido de Leiria com 139 e Peniche com 113. Caldas da Rainha tem mais 72 recuperados, em Alcobaça há 58, Marinha Grande com 26, Pombal soma 21, Batalha outros 17, Porto de Mós tem 13 e Nazaré e Bombarral somam três cada.

Com mais de 615 recuperações, o número de doentes ativos subiu para 5.313, mais 116 do que ontem, quinta-feira. Há 11.829 recuperados em toda a região de Leiria, desde março de 2020.

Os dados referem-se aos 16 concelhos do distrito de Leiria e ao concelho de Ourém que, apesar de pertencer ao distrito de Santarém, mantém com Leiria grande proximidade e tem o Hospital de Santo André como hospital de referência.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo e municípios. A tabela de hoje não inclui a atualização dos dados do ACES Pinhal Interior e ACES Oeste Norte.

Portugal com 234 mortes em 24 horas, novo máximo

Portugal registou hoje 234 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 13.987 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim epidemiológico de hoje revela também que estão internadas 5.779 pessoas, mais 149 do que na quinta-feira, das quais 715 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, mais 13, dois valores que também representam novos máximos desde o início da pandemia de covid-19, a doença provocada pelo coronavírus SARS-Cov-2.

O número diário de novos casos ativos também subiu sendo o mais alto de sempre. Estão hoje ativos 157.660, um aumento de 6.434 casos nas últimas 24 horas.

Com Lusa

Nota: notícia atualizada às 14h23 e às 14h32, com dados nacionais.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados