Assinar
Covid-19

Covid-19: Só três concelhos no distrito escapam ao risco extremo

Entre nós, com 2.199 casos por 100 mil habitantes, Pedrogão Grande é o concelho com maior incidência

Castanheira de Pera é agora o único concelho da região de Leiria que escapa à categoria de risco extremo ou muito elevado devido ao número de casos de covid-19.

O mapa da região surge agora pintado de vermelho, significando o nível máximo de risco, tendo registado uma taxa de incidência acumulada superior a 960 por 100 mil habitantes, entre 5 e 18 de janeiro.

De acordo com os dados hoje revelados pelo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), estão neste patamar 215 dos 308 concelhos portugueses (69,8%).

Na região, além de Castanheira de Pera, que passou de risco moderado a elevado, com 344 casos por 100 mil habitantes, estão ainda abaixo do patamar máximo os concelhos do Bombarral (733), que permanece com risco elevado, e Caldas da Rainha (826) que continua no lote de municípios de risco muito elevado.

Entre nós, com 2.199 casos por 100 mil habitantes, Pedrogão Grande é o concelho com maior incidência. Ansião, com 2.151, e Figueiró dos Vinhos, com 2.029, já estavam no último mapa divulgado, como concelhos de risco extremo e mantêm-se no topo desta classificação. Vizinho do distrito de Leiria, Ourém (1.796 casos por 100 mil habitantes), segue-se nesta lista, no que se refere a territórios desta parte do país. Pouco abaixo surge Pombal (1.691 casos por 100 mil habitantes).

A nível nacional, são quase 70% os concelhos portugueses que estão em risco extremo devido ao número de casos de covid-19.

Na última análise, divulgada a 18 de janeiro, existiam 155 concelhos nestas condições, número que era quase o triplo do verificado na análise anterior.

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa “corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada”.

Com zero casos de infeção estão quatro concelhos: Corvo, Lajes do Pico, São Roque do Pico e Velas, nos Açores.

Aguiar da Beira, com 6.255 casos por 100 mil habitantes, Cuba, com 6.224, Figueira de Castelo Rodrigo, com 5.534, Alter do Chão, com 4.234 e Fornos de Algodres, com 4.196, são os concelhos do país com maior incidência acumulada.

Com Lusa

(atualização, dia 26, às 18 horas: O artigo foi atualizado com alteração do número de concelhos da região que escapam ao risco extremo. Por lapso, não foi feita referência ao concelho do Bombarral . Bem como foram atualizados os concelhos com maior incidência de contágio Covid)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados