Assinar
Covid-19

Covid-19: Surto na Misericórdia de Alcobaça totaliza cinco mortos e 79 infetados

Autoridades de saúde do Oeste acompanham ainda dezenas de casos em surtos no Bombarral e Caldas da Rainha

O surto no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, no distrito de Leiria, já provocou cinco mortes e infetou 79 pessoas, informou hoje o delegado de saúde.

Na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça “houve um aumento muito significativo de casos positivos, totalizando hoje 79 pessoas infetados e cinco óbitos”, afirmou o delegado de saúde coordenador para a região Oeste, Jorge Nunes, em declarações à Lusa.

O surto na instituição com capacidade para 68 residentes foi detetado no dia 13, data em que foram identificados 34 residentes e 10 funcionários infetados pelo novo coronavírus.

No dia 15 a instituição atualizou, na sua página na Internet, o número de infetados, para 43 residentes e 12 funcionários.

Três dias depois o número de funcionários infetados subiu para 13.

No concelho de Alcobaça há ainda a registar um óbito no Lar do Centro Cénico da Cela, onde, segundo Jorge Nunes, o número de infetados subiu de 52, na sexta-feira, para 63 casos positivos registados hoje.

Um morto em surto nas Caldas da Rainha

Mais a sul, um surto de covid-19 no lar Caldas Residence, nas Caldas da Rainha, já provocou um morto e infetou 36 pessoas, das quais duas se encontram hospitalizadas, informou o delegado de saúde.

O surto foi detetado na terça-feira e, após a testagem de todos os utentes e trabalhadores, “foram identificados 36 casos positivos”, dos quais “19 são residentes e 17 são profissionais”, disse Jorge Nunes.

Entre os utentes que tiveram resultados positivo “um morreu e dois estão hospitalizados”, acrescentou.

Também na terça-feira foi detetado um outro surto, no Centro Social e Paroquial das Caldas da Rainha, com “dez utentes e oito funcionários infetados”, informou o mesmo responsável.

Estão ainda a ser efetuados testes a 62 utentes e trabalhadores de um lar de idosos na Foz do Arelho, onde, até hoje já foram registados três casos de infeção.

O maior surto ativo no concelho das Caldas da Rainha, detetado há duas semanas, continua a ser o da Santa Casa da Misericórdia, com um total de 107 infetados pelo novo coronavírus, entre utentes e funcionários.

No Bombarral, o número de infetados do surto de covid-19 no Hospital de Cuidados Continuados Casimiro da Silva Marques, da Santa Casa da Misericórdia local, subiu de 22 para 44, disse hoje o provedor.

Do total de 44 infetados, 26 são utentes e 18 são funcionários, adiantou Luís Camilo Duarte à agência Lusa.

Dois utentes morreram desde que o surto foi detetado na unidade.

Ainda segundo a mesma fonte, os utentes e funcionários que estão negativos vão voltar a ser testados na quarta-feira.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados