Assinar


Leiria

Estratégia para Leiria 2030 defende uma cidade mais verde e sustentável

Criar “uma cidade mais verde” e “devolver o rio Lis à cidade” são algumas das propostas.

O documento de reflexão estratégica Leiria 2030, que contempla 53 propostas e mais de 100 iniciativas assentes em 11 eixos estruturais, defende uma cidade mais verde e sustentável, sugerindo a criação de um “grande pulmão” na Mata dos Marrazes.

O documento, liderado pelo ex-governador civil de Leiria, Carlos André, após a audição de cerca de 100 pessoas ao longo de quase um ano, “não é um plano estratégico”, mas de “orientação estratégica” pensado para a década 2020-2030.

Tendo como ponto de partida a centralidade geográfica do concelho e o facto de ser uma micro área metropolitana, o ambiente é uma das principais apostas.

“Deve ser uma preocupação de Leiria. Há que dar mais verde à cidade, podendo vir a ligar-se os dois ‘campi’ do Politécnico de Leiria, e dar vida própria à Mata dos Marrazes, criando condições para que se torne no verdadeiro pulmão da cidade. São mais de 90 hectares”, adiantou Carlos André.

Criar “uma cidade mais verde” e “devolver o rio Lis à cidade” são outras das propostas, que visam criar um percurso da nascente à foz do rio, assim como a construção de uma piscina ao ar livre na União de Freguesias de Marrazes e Barosa, e a criação de “melhores passeios, com mais verde e mais ciclovias”.

“Na confluência entre o rio Lis com o rio Lena pode-se criar um parque, que poderá ser idêntico aos jardins da Gulbenkian. Poder-se-á construir um edifício sustentável e quem sabe nascer o Guggenheim de Leiria, para funcionar como atração pelo valor ambiental. Pode ser um museu da sustentabilidade. Pode ser demasiado ambicioso, mas a câmara pediu-me ambição”, sublinhou o mentor do documento.

Carlos André também abordou a necessidade de “resolver o problema das suiniculturas que são a mancha mais grave de Leiria”. “O direito empresarial não se pode sobrepor à qualidade de vida das populações. Tem de se reclamar junto do Governo a construção da ETES [estação de tratamento de efluentes suinícolas]. E faz falta um sistema de fiscalização e policiamento para quem prevaricar ser punido.”

Uma das ideias deixadas foi também a criação de um “parque agrícola para a suinicultura à semelhança dos parques industriais”.

Desenvolver Leiria como uma cidade de bairros e garantir que o concelho se assume como “âncora de todo o território e, ao mesmo tempo, desempenhar a difícil missão de líder agregador”.

Na área do urbanismo é “preciso acabar com a dicotomia entre o urbano e o rural”. “Não pode ser a cidade e as freguesias.”

O documento sugere ainda um centro comercial a céu aberto entre a Praça Rodrigues Lobo e a Avenida Heróis de Angola, e recuperar os “muitos prédios devolutos” no centro histórico. “A câmara poderá adquirir alguns para criar bolsas de alojamento”.

A deslocalização das forças de segurança para que “tenham melhores condições” e a criação de corredores para o transporte público, elétrico, são também apontadas no documento.

Defender a abertura do aeroporto de Monte Real à aviação civil, com uma rápida negociação com o Ministério da Defesa, e a pressão para tornar o Politécnico de Leiria em Universidade de Leiria fazem parte das estratégicas para esta década.

“Não é só uma questão de nome, mas tudo o que traz. Conheço muitas universidades com menos centros de investigação de excelência do que tem Leiria”, justificou Carlos André.

A criação do museu de arte sacra de Leiria e um festival internacional de dança foram outras sugestões deixadas, assim como garantir uma articulação da programação do concelho, “sem colisão e datas”.

O eixo económico contempla um conjunto largo de propostas, tendo por base a “dinâmica empresarial do concelho, uma marca identitária forte de Leiria”.

O autor defende uma “nova geração de parques empresariais com base numa economia circular e, assim, criar um parque industrial comum a Leiria e Marinha Grande”.

O Grupo de Acompanhamento do projeto é por sua vez constituído por Álvaro Laborinho Lúcio, juiz conselheiro jubilado e antigo ministro da Justiça, Joaquim Paulo Conceição, professor do ensino superior e presidente da Comissão Executiva do Grupo NOV, Catarina Selada, responsável pelo City Lab do CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, Maria Miguel Ferreira, que exerce funções no Gabinete da Ministra da Cultura, e Maria Francisca Gama, escritora e advogada-estagiária.

A elaboração da Estratégia 2030 para Leiria custou  aos cofres da autarquia 35 mil euros, relativos a direitos autorais.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados