Assinar
Covid-19

Covid-19: Nova fase de vacinação arranca no estádio de Leiria

Gonçalo Lopes aponta a escassez da vacina como “um dos grandes obstáculos” no processo de vacinação.

A vacinação de pessoas com mais de 80 anos e mais de 50 anos consideradas doentes de risco vai arrancar na próxima semana no estádio de Leiria, onde vai ser instalado o principal centro de vacinação do concelho.

O presidente da Câmara de Leiria avançou a informação na terça-feira, na reunião do executivo, estando o processo a ser articulado com a Autoridade de Saúde. “O estádio vai funcionar este ano praticamente como o nosso hospital de campanha”, referiu Gonçalo Lopes, frisando ser expectável o atendimento de cerca de mil pessoas nalguns dias.

O estádio também acolheu, no final de dezembro, a primeira fase de vacinação que abrangeu os profissionais do ACeS PL Fotografia: Joaquim Dâmaso

Num vídeo partilhado esta noite, o autarca considerou que esta é uma “nova e decisiva fase na luta contra a covid-19”, tendo contudo apontado a escassez da vacina como “um dos grandes obstáculos” no processo de vacinação.

“De momento, o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACeS PL) recebe apenas 4.700 vacinas por semana que serão distribuídas de forma equitativa” pelos concelhos da sua área – Leiria, Batalha, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.

O posto de vacinação no estádio de Leiria entra em funcionamento na próxima semana e, mais tarde, serão acionados dez postos em freguesias do concelho, de forma a “garantir o acesso à vacina com o maior controlo possível e segurança”, esclarece Gonçalo Lopes.

As pessoas abrangidas nesta nova fase serão contactadas por SMS. No caso de quem não tem acesso ao telemóvel, o autarca garante que “vai ser montado um sistema de apoio para garantir que ninguém fica para trás”.

“Queremos que este processo seja totalmente rigoroso e transparente”, frisa o presidente da Câmara de Leiria.

Ao nível do ACeS PL, o processo de convocatórias está a ser trabalhado com uma unidade funcional piloto – a USF D. Diniz, de Leiria – e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Apesar de estar prestes a iniciar-se a próxima fase de vacinação, Gonçalo Lopes sublinha que é necessário diminuir o número de contágios e, por isso, “a palavra de ordem é ficar em casa” e respeitar as regras de segurança.

Até à data, registaram-se 119 óbitos devido à Covid-19 no concelho, indicou o autarca, e seis mil pessoas estiveram infetadas desde o início da pandemia, “mais de metade já este ano”.

No Centro Hospitalar de Leiria, entre as 245 camas disponíveis para doentes Covid-19, estão livres duas na Unidade de Cuidados Intensivos e 17 nas restantes enfermarias.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados