Assinar


Óbidos

Aplicação “Cidadão Óbidos” quer promover maior participação das pessoas

O novo serviço pretende contribuir para resolver de forma mais rápida problemas reportados pelos munícipes, refere a autarquia

A Câmara de Óbidos acabou de lançar uma nova aplicação para telemóvel que pretende promover uma maior participação dos cidadãos e contribuir para a resolução de vários problemas no terreno.

Reportar uma lâmpada fundida num candeeiro de iluminação pública, distúrbios causados por um animal errante, mobiliário público danificado ou lixo acumulado junto a contentores passa agora a ser mais fácil para os munícipes que pretendam denunciar qualquer situação, apresentar uma reclamação ou fazer uma sugestão, segundo o Município.

Basta, para o efeito, “tirar uma fotografia, fazer uma descrição – que pode ser em texto ou em voz – e enviar para a Câmara Municipal de Óbidos”, através da aplicação Cidadãos Óbidos. O sistema, explica a autarquia em comunicado, permite identificar as coordenadas de GPS do local onde foi registado o problema e gera “um alerta que é enviado diretamente para o sector municipal responsável pelo assunto em causa”.

“Estar mais perto do cidadão, numa relação mais aberta, o que nem sempre é possível no atual panorama”, é o principal objetivo do projeto, aponta José Pereira, vice-presidente da Câmara, citado numa nota de imprensa.

“Esta é mais uma forma de trazer as pessoas e a vida real do concelho para dentro do processo de decisão, para que possamos, com mais rapidez, resolver as questões que nos são apresentadas”, acrescenta.

“Ao descarregar a aplicação para o telemóvel, e depois do devido registo”, o cidadão é logo direcionado para a câmara fotográfica. “Tirada a fotografia da questão a denunciar e/ou resolver, o cidadão poderá escolher enviar essa fotografia e a devida descrição (em texto ou áudio) para uma das seguintes categorias: animais, floresta, iluminação pública, limpeza urbana, proteção civil, migrantes e comunicações”.

“Naturalmente que há um leque muito maior de temas, os quais vamos introduzir no futuro, mas, para já, e de início, estas são as temáticas às quais nós teremos capacidade de dar resposta”, esclarece ainda José Pereira.

O cidadão receberá posteriormente email de informação sobre receção de denúncia e o estado da ocorrência.

A aplicação, desenvolvida pela PH Informática, pode ser instalada em telemóveis comuns [smartsphones] e está disponível para os sistemas Android e IOS.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados