Assinar
Ansião

Covid-19: vacinação começa na Batalha e Porto de Mós e continua em Ansião

Esta fase destina-se a pessoas com idade superior ou igual a 80 anos ou com 50 ou mais anos e doenças associadas

O processo de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com idade superior ou igual a 80 anos e para pessoas com 50 ou mais anos e doenças associadas começa esta sexta-feira, dia 19, no concelho na Batalha.

“O processo de vacinação foi previamente preparado pelos profissionais de saúde e responsáveis municipais, desde o contacto prévio e direto como os cidadãos incluídos nesta primeira fase de vacinação, que decorrerá no Centro de Vacinação Municipal para a Covid-19, instalado na Zona Desportiva da Batalha”, explicao município emcomunicado.

No primeiro dia serão vacinadas 100 pessoas, de idade igual ou superior a 80 anos, de acordo com o critério da idade, definido pelas autoridades de saúde, iniciando-se pelos mais velhos das freguesias da Batalha. Golpilheira e do Reguengo do Fetal.

No sábado, terá início a vacinação para as pessoas com 50 ou mais anos com doenças associadas.

“Em próxima sessão serão considerados os utentes da USF [unidade de saúde familiar] Condestável da freguesia de São Mamede, bem assim os grupos etários que nesta primeira sessão, por insuficiência de vacinas, não poderão ser considerados no imediato”, acrescenta a autarquia.

Porto de Mós

A vacinação contra o novo coronavírus no concelho de Porto de Mós começa esta sexta-feira, dia 19, no pavilhão municipal, onde está instalado o Centro de Vacinação Municipal para a Covid-19.

“No primeiro dia serão vacinadas 100 pessoas, com idade igual ou superior a 80 anos,, iniciando-se pelos mais velhos das freguesias de Porto de Mós e do Alqueidão da Serra”, adianta a autarquia em comunicado.

Já no sábado, terá início a vacinação para as pessoas com 50 ou mais anos e doenças associadas, englobando “ 230 pessoas das freguesias de Porto de Mós, Alqueidão da Serra, Pedreiras, Juncal e Calvaria de Cima, podendo, ainda, ser chamadas pessoas de outras freguesias”, acrescenta.

“O Centro de Vacinação Municipal para a Covid-19 conta com a presença de uma equipa médica, uma equipa de enfermagem, uma equipa de apoio logístico e os bombeiros voluntários, de modo a garantir as melhores condições para a concretização do procedimento da vacinação”, refere ainda uma nota de imprensa do município.

Ansião

A fase de vacinação contra a Covid-19 destinada a idosos com mais de 80 anos começou esta quinta-feira, dia 19, em Ansião e decorrerá até ao final da próxima semana, informou a câmara municipal.

“As primeiras vacinas estão a ser administradas no Centro de Saúde de Santiago da Guarda, hoje e amanhã [sexta-feira], a seniores da mesma freguesia e das freguesias de Alvorge e Ansião”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Segundo o município, “no sábado será a vez de o Centro de Saúde de Avelar acolher a população de Avelar, Chão de Couce, Pousaflores e a restante de Ansião”.

Está prevista a administração de 84 vacinas por dia, num total 500, acrescenta.

“O transporte de quem não tem meios próprios de deslocação está a ser assegurado pelas juntas de freguesia, sendo as pessoas com problemas de mobilidade mais acentuados transportadas pelos Bombeiros Voluntários de Ansião”, adianta.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados