Assinar
Cultura

Festival de Arte Urbana de Figueiró dos Vinhos recebe selo europeu de qualidade

O selo atribuído ao festival coloca-o no circuito europeu

O Festival de Arte Urbana de Figueiró dos Vinhos – Fazunchar recebeu o selo de qualidade EFFE Label 2019-2020 atribuído a festivais europeus, anunciou esta terça-feira, dia 23, o promotor do evento, o Município de Figueiró dos Vinhos.

A organização atribui o selo de qualidade “a festivais de arte, por toda a Europa, que se distinguem não só pela sua ampla riqueza artística nacional e internacional, mas também pelo envolvimento da/e na comunidade onde se inserem e realizam, bem como a sua abertura à Europa”, explica a autarquia.

Além de estarem inseridos na realidade artística, cultural e social europeia, os eventos que solicitam a concessão da distinção têm de satisfazer sete requisitos. Oferecer oportunidades a artistas emergentes ou inovadores para criarem ou serem apresentados ao público e aumentar o acesso à cultura e atrair públicos diversos, são dois deles.

Outros requisitos são fomentar a adaptação, o estímulo e promoção de experiências interculturais entre o público e os artistas; reconhecer a inclusão como um princípio e prática fundamental, e investir em inovação e capacitação.

O selo agora atribuído ao festival de arte, que tem curadoria e coorganização da Mistaker Maker -Plataforma de Intervenção Artística, “coloca-o no circuito europeu, tanto através da sua inclusão no site festivalfinder.eu, bem como fazendo parte da campanha de promoção internacional da EFFE, podendo, se a evolução da pandemia o permitir, estar presente no próximo Arts Festivals Summit.

O EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe (“Europa para os Festivais, Festivais para a Europa”), é uma iniciativa da European Festivals Association – EFA (Associação Europeia de Festivais), com o apoio da Comissão Europeia e Parlamento Europeu.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.