Assinar
Sociedade

GNR deteta duas descargas ilegais em Porto de Mós e Leiria

Os autores das descargas ilegais foram identificados e o crime é punível com uma coima até 144 mil euros.

Duas descargas de efluentes pecuários “a escorrer livremente para o solo”. Foi este o cenário encontrado por militares da GNR de Leiria em duas ações de policiamento nos concelhos de Porto de Mós e Leiria.

As descargas ilegais provinham de duas explorações pecuárias e aconteciam “diretamente de um tubo de polietileno, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a depuração” dos resíduos, explica a autoridade policial, em comunicado.

A primeira situação de descarga ilegal foi detetada no domingo, 7 de fevereiro, pelos militares do Comando Territorial da GNR de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Leiria, na localidade de Boieira, no concelho Porto de Mós.

No dia seguinte, segunda-feira, foi identificada a segunda descarga em Amor, no concelho de Leiria.

Os autores das descargas ilegais foram identificados, tendo sido elaborados dois autos de contraordenação por descarga de efluentes pecuários diretamente para o solo.

Este crime é punível com uma coima até 144 mil euros.


Secção de comentários

  • Alberto Pereira disse:

    Nos últimos tempos o Região de Leiria e outros jornais noticiaram descargas ilegais como estas e em todas elas se diz que “este crime é punível com uma coima até 144 mil euros”. Há algum caso em que os criminosos tenham pago efetivamente aquele valor? A medir pelo sentido de impunidade que revelam os proprietários destas explorações, a coima não deve ser para pagar. E, já agora, o que tem a dizer a associação dos suinicultores cá da zona, e o seu respeitável presidente sobre estes repetidos atentados ao ambiente?

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.