Assinar
Autárquicas 2021

PSD confirma que Helder Roque é hipótese para Leiria

Informação foi confirmada ao REGIÃO DE LEIRIA por José Silvano, presidente da Comissão Autárquica Nacional e secretário-geral do PSD.

helder roque

A decisão não foi indicada pela concelhia de Leiria, nem aprovada pela distrital ou homologada pela comissão política nacional do PSD mas Hélder Roque é um dos nomes apontados pelos sociais-democratas para concorrer à Câmara de Leiria, nas próximas eleições autárquicas, agendadas para o último quadrimestre do ano.

Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, José Silvano, presidente da Comissão Autárquica Nacional e secretário-geral do PSD, explicou que Helder Roque faz parte de um conjunto de nomes presentes num estudo de opinião que o partido realizou na capital de distrito.

“No entanto, a presença do nome não significa que será o candidato, até porque ainda é preciso conhecer os resultados finais do estudo e a indicação da concelhia e aprovação da distrital. Mas é mais um instrumento que a Comissão Nacional tem para validar o nome apresentado”, explica.

Fonte ligada ao partido esclarece que este não é caso único. Nas restantes capitais de distrito a nível nacional, o PSD está também a realizar sondagens para avaliar quais os melhores candidatos para vencer as autarquias.

Rui Rocha, presidente da distrital de Leiria do PSD, pelo cargo que ocupa, esclarece que, não quer para já “comentar qualquer nome” para a corrida em Leiria, até porque não está escolhido, de acordo com aquilo que são os trâmites do processo autárquico no PSD, mas reconhece que de Helder Roque “é um putativo candidato há muito tempo em Leiria” e que “isso é bom sinal, é sinal que reconhecem no Dr. Helder Roque competências para ser presidente da Câmara de Leiria”.

Até final do mês, a concelhia de Leiria deverá decidir o nome a enviar para os órgãos distritais e é expectável que, no início de março, a distrital do PSD/Leiria tome a decisão a comunicar à Comissão Nacional.

A informação de que Helder Roque será o candidato em Leiria foi avançada no jornal da SIC, na sexta-feira, mas o ex-presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria não se mostrou disponível, até ao fecho desta edição, para comentar a informação.

Já Álvaro Madureira, presidente da concelhia, diz não comentar notícias, “muito menos notícias falsas” e remeteu esclarecimentos para as declarações prestadas ao REGIÃO DE LEIRIA, a 4 de fevereiro, onde elencou as características do candidato pretendido.

“Terá que ser uma pessoa do concelho, que viva no concelho, conheça muito bem o concelho e a autarquia. Um empreendedor, um jovem que goste do concelho de Leiria, que tenha um projeto mobilizador e que esse projeto seja complementado com as dinâmicas próprias do partido”, afirmou o líder do PSD de Leiria.

Helder Roque tem 65 anos e foi vereador na Câmara de Leiria de 1994 a 1997, eleito pelo PSD, em regime de permanência e substituto do presidente, e de 2002 a 2005 como independente. Foi presidente do Hospital de Santo André, do Centro Hospitalar de Leiria-Pombal e do Centro Hospitalar de Leiria até 2019.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados