Assinar
Alcobaça

GNR deteta descarga ilegal de efluentes em Alcobaça

Exploração agropecuária recebeu um auto de contraordenação ambiental por descarga de efluentes pecuários diretamente para o solo.

Era através de uma manilha em cimento, escondida por baixo de um caminho de terra batida até à linha de água, que uma exploração agropecuária efetuava uma descarga ilegal de efluentes pecuários em Fonte Santa, no concelho de Alcobaça.

A situação foi detetada ontem, segunda-feira, por militares da GNR de Leiria, no decorrer de uma ação de patrulhamento direcionada para a prevenção e deteção de alterações às características dos recursos hídricos.

Os militares da GNR “detetaram uma descarga proveniente de uma exploração agropecuária a escorrer livremente para o solo sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração”, explica a autoridade policial, em comunicado.

A descarga acabava por alcançar a linha de água do rio Seco, afluente do rio da Fonte Santa, “através de uma manilha em cimento que estava dissimulada por baixo de um caminho de terra batida”.

A ação do Comando Territorial da GNR de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental das Caldas da Rainha, resultou na elaboração de um auto de contraordenação ambiental por descarga de efluentes pecuários diretamente para o solo.

O crime é punível com coima que pode atingir os 144 mil euros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.