Assinar
Cantinho dos Bichos

GNR resgata 32 aves em cativeiro na Maceira

Aves foram encontradas durante uma ação de patrulhamento, no logradouro de uma habitação.

Gaiola encontrada pela GNR com aves em cativeiro

A GNR detetou 32 aves de espécies autóctones presas em cativeiro, na localidade de Porto Carro, freguesia de Maceira, concelho de Leiria. As aves foram encontradas quinta-feira, dia 11, no logradouro de uma habitação, durante uma ação de patrulhamento dos elementos do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) do Comando Territorial de Leiria da GNR.

Entre as espécies detetadas encontravam-se 22 verdilhões, Chloris Choloris, seis tentilhões, Fringilla coelebs, dois pintassilgos, Carduelis carduelis e dois chamarizes, Serenius serenius.

Em comunicado enviado esta sexta-feira às redações, a guarda informa que “das 32 aves, 29 foram libertadas e restituídas ao seu habitat natural por se encontrarem em bom estado de saúde e sem ferimentos”. Quanto às restantes, “por se encontrarem em estado debilitado, foram encaminhadas para o Centro de Recuperação de Aves Selvagens em Montejunto, para monitorização e recuperação do seu estado de saúde”.

Na mesma nota, a GNR adianta que “foi elaborado um auto de contraordenação por detenção de espécies autóctones em cativeiro, tendo sido remetido para o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), punível com uma coima no valor máximo de 3.740 euros”.

A proteção de animais é uma das competências do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), da GNR. Para denúncia de infrações e esclarecimento de dúvidas deve ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados