Assinar


Cultura

Casa Varela em Pombal abriu ao público com exposição interativa de Nuno Mika

Nuno Mika, “focado no mundo digital”, é um artista e investigador

A Casa Varela – Centro de Experimentação Artística, em Pombal, está aberta ao público com a exposição imersiva e interativa “INTERACTIVITY”, de Nuno Mika, anunciou o município.

Numa nota de imprensa, aquela autarquia explica que, na mostra, Nuno Mika, natural do concelho de Pombal, apresenta duas instalações, “Infinity Room”, uma sala interativa onde a perceção espacial vai alterando consoante o movimento do espetador, e “Sound Memory”, que consiste na materialização de sons captados na cidade de Pombal, “sendo projetadas estas ondas sonoras numa sala com vapor de água e geradas diversas formas geométricas tridimensionais”.

Segunda a mesma nota, Nuno Mika, “focado no mundo digital”, é um artista e investigador que “desenvolve projetos multidisciplinares no âmbito dos New Media Art”.

“No início de 2014, depois de estudar Música, Eletromecânica e Arquitetura, começa a desenvolver instalações interativas com combinações entre luz e som, criando ambientes imersivos e oníricos, destinados a envolver o espetador”, adianta a Câmara, explicando que os trabalhos de Nuno Mika “já foram apresentados em vários países, como Canadá, Rússia, Espanha, Holanda e Itália”.

A Casa Varela, apresentada à comunicação social em 24 de agosto de 2020, surge como residência artística e como um espaço para acolher todas as criações artísticas, promovendo a diversidade e reforçando as redes de partilha com vista ao desenvolvimento do território.

“Não é um formato clássico. O espaço apresenta-se como multifunções culturais, onde se pretende explorar as potencialidades dos agentes e coletividades do concelho, não só do seu trabalho individual, como em conjunto”, disse na ocasião à agência Lusa o presidente do Município de Pombal, Diogo Mateus.

O espaço está em funcionamento desde novembro de 2020, mas “a sua utilização encontrava-se limitada aos criadores em residência artística que, ao longo dos últimos meses, produziram diferentes conteúdos virtuais” que a Câmara disponibilizou nas redes sociais.

O município adiantou que, agora que a situação relacionada com a pandemia de covid-19 permite, as portas da Casa Varela vão estar abertas de quarta a sexta-feira, das 16 horas às 21 horas, e aos fins de semana, entre as 10 horas e as 13 horas.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.