Assinar
Covid-19

Covid-19: Esplanadas reabrem na segunda-feira mas primeiro-ministro recomenda “cautelas”

Os alunos do 2º e 3º ciclos retomam também na segunda-feira as aulas presenciais.

Os restaurantes, pastelarias e cafés com esplanada podem reabrir na segunda-feira, com grupos limitados a quatro pessoas, mas o primeiro-ministro recomendou hoje que se mantenham “todas as cautelas”.

“As esplanadas poderão abrir, mas gostaria de recordar que não pode haver grupos com mais de quatro pessoas e que, mesmo na esplanada, devemos manter todas as cautelas”, afirmou António Costa, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros que decidiu avançar com a segunda fase do plano de desconfinamento, conhecido a 11 de março, no âmbito da pandemia de covid-19.

“Obviamente, quando estamos a tomar o café, seguramente não estaremos com máscara. Quando permanecemos no café, mesmo ao ar livre, devemos manter a máscara”, acrescentou o governante.

Na segunda-feira, 5 de abril, as lojas com porta para a rua com menos de 200 metros quadrados deixam de ter de vender ao postigo e passam a poder ter as suas portas franqueadas ao público, para, de acordo com a rotação e as regras da Direção-Geral da Saúde, poderem fazer atendimento presencial.

Nesta segunda fase de desconfinamento, reabrem também os ginásios, mas ainda sem autorização para aulas de grupo.

Também os centros de dia e equipamentos sociais para a área da deficiência reabrem na próxima segunda-feira, tal como previsto na segunda fase do plano de desconfinamento.

Aulas presenciais regressam na segunda-feira para o 2º e 3º ciclos

Os alunos do 2º e 3º ciclos retomam na segunda-feira as aulas presenciais, anunciou hoje o primeiro-ministro, confirmando que o plano de desconfinamento na educação para esse dia se mantém inalterado.

A decisão foi tomada hoje em Conselho de Ministros, depois de analisada a situação epidemiológica em Portugal, em especial a taxa de transmissão (Rt) e a incidência de novos casos.

O regresso dos alunos do 2.º e 3.º ciclos, assim como as Atividades de Tempos Livres dirigidas a esses estudantes, é uma das medidas que entram em vigor em 5 de abril.

Estes estudantes juntam-se assim às crianças das creches e do 1.º ciclo que foram os primeiros a regressar às suas escolas, em 15 de março.

Modalidades de baixo risco autorizadas, recintos continuam sem público

A prática de modalidades desportivas de baixo risco vai ser permitida a partir de segunda-feira e os eventos desportivos continuarão a decorrer sem a presença de público, confirmou hoje o Governo.

“No que diz respeito à atividade desportiva, irão ser retomadas as atividades classificadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) como de baixo risco, a atividade física ao ar livre, até quatro pessoas, e os ginásios poderão reabrir, salvo para aulas de grupo, que continuarão sem poder ter lugar nos ginásios”, disse o primeiro-ministro, em conferência de imprensa.

Segundo António Costa, a prática de modalidades de baixo risco, nas quais se incluem, entre outras, o ténis, o golfe, o padel, o surf e a natação, não está sujeita a qualquer testagem obrigatória à SARS-CoV-2.

Em relação à presença de público nos recintos desportivos, o primeiro-ministro considerou que este é “um risco que tem de ser evitado”.

“Obviamente, não há eventos com público, porque é um risco acrescido de juntar pessoas e juntando pessoas um risco para a transmissão da doença. É um risco que tem de ser evitado, e vamos continuar a evitar”, disse.

O plano de desconfinamento faseado, prevê, caso os números o permitam, o regresso das modalidades de médio risco e a atividade física ao ar livre com grupos até seis pessoas a partir de 19 de abril.

RL com Lusa

(notícia atualizada às 17h20 de 1 de abril de 2020 com informações sobre a prática de modalidades desportivas)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados