Assinar
Cultura

João Gaspar lança “Postcards”, um novo olhar sobre a música clássica

Concerto de apresentação está agendado para este domingo, dia 25, no auditório das Chãs. A entrada é gratuita.

Com um vasto percurso na música clássica, João Gaspar, natural de Chãs, freguesia de Regueira de Pontes, em Leiria, prepara-se para lançar o CD “Postcards”, que reflete a tendência estética da sua obra e composição enquanto trompista. 

Além de dar nome ao álbum, “Postcards” é o título da segunda obra do disco, “uma das obras mais virtuosas”, indica o músico. Ao todo são nove temas traduzidos em 15 faixas. Seis da autoria do intérprete e outros, resultado da dedicação a outros músicos.

João Gaspar

“Algumas são obras virtuosas, outras são mais pedagógicas e foram escritas a pensar nos meus alunos e nos alunos que estão a fazer o ensino da música em Portugal. Temos uma obra do grande compositor e pedagogo Ricardo Matosinhos e temos uma versão muito interessante e virtuosa, extremamente difícil, da Pantera Cor- de- Rosa, de Henri Mancini”, explica João Gaspar.

Mas a característica principal, o “grande desafio” na criação do disco, segundo o músico, consiste na utilização de um único instrumento – a trompa – sem acompanhamento, criando “um conjunto de sonoridades de orquestra, de big band”.

Através de “Postcards”, João Gaspar pretende “aproximar a música clássica ao público, em geral, de uma forma altamente dissimulada, com sonoridades muito próximas às que as pessoas estão acostumadas, transportando os ouvintes para determinados lugares com determinadas imagens e quadros” e “mostrar que a música é de todos e para todos”.

O trompista ressalva a importância de “toda a gente poder ouvir música informada, mas sem o preconceito dos padrões formais que a música clássica tem trazido nos últimos séculos”. Trata-se de uma forma diferente de olhar a música clássica, deixando “uma marca nova junto da [minha] comunidade, daquilo que são as tendências deste tipo de música”. Acrescenta: “Este é um disco que traz uma nova vertente, novas sonoridades e tudo numa música muito descritiva que faz o público esquecer que está a ouvir música clássica. Mas está, apenas com uma estética nova”.

O concerto de apresentação do álbum está agendado para domingo, dia 25, pelas 11 horas, no auditório de Chãs, em Regueira de Pontes. E mais do que as obras que compõem o disco, vão puder ser ouvidos temas interpretados “num corno de animal – uma trompa de caça – e através de outros instrumentos não convencionais da família da trompa”.

“Vai ser um concerto muito orientado para as famílias, com muita diversidade e bastante educativo. Vamos fazer uma travessia pela história da música, ouvir várias sonoridades que já ouvimos em filmes, mas nem sequer associamos que instrumento está a ser tocado”, adianta João Gaspar.

A entrada no concerto é gratuita e os ingressos são levantados no próprio dia, no auditório.

Quanto ao CD, vai estar disponível nas plataformas digitais a partir de maio e à venda no site do InMusic.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.