Assinar
Desporto

Leirienses são campeãs nacionais de trail

Esta é a primeira vez que a equipa vence o campeonato nacional de trail, depois de ter alcançado por duas vezes consecutivas o segundo lugar.

Jocelina Ferreira, Diana Elias, Joana Esperanço, Raquel Pedro, Fátima Alendouro e Bárbara Fernandes

Foi praticamente a jogar em casa e num terreno que bem conhecem que Joana, Jocelina, Diana, Fátima, Raquel e Bárbara festejaram a conquista do primeiro lugar em equipas femininas no Campeonato Nacional de Trail, disputado no passado domingo, na Batalha.

Hélio Fumo e Marisa Vieira foram os vencedores individuais da prova, num total de cerca de 400 participações. O trajeto exigente pelo maciço calcário estremenho colocou à prova os mais resistentes, num percurso de 35 km, com 1.600 metros de desnível positivo.

Coletivamente, o Team Trail Bifase conquistou o primeiro lugar masculino, beneficiando das classificações de André Rodrigues (2º), Miguel Arsénio (5º) e Nuno Silva (14º), enquanto o Montanha Clube Trail Running/EFAPEL arrecadou o título feminino.

A equipa é formada por atletas da região de Leiria e garantiu o primeiro lugar fruto da classificação de Joana Esperanço (9ª), Jocelina Ferreira (15ª) e Diana Elias (19ª), mas também do desempenho de Fátima Alendouro (25ª), Raquel Pedro (26ª) e Bárbara Fernandes (35ª). Esta é a primeira vez que a equipa vence o campeonato nacional na distância de trail (até 42km), depois de ter alcançado por duas vezes consecutivas o segundo lugar (Serra de Arga 2019 e Penacova 2020).

Como anteriormente referido, Hélio Fumo, da Runners do Demo, foi o primeiro individual a cruzar a meta, na aldeia da Pia do Urso, ao fim de 2h57m55s, com o segundo classificado, André Rodrigues, a 38 segundos.

Em femininos, participaram cerca de 100 atletas e Marisa Vieira, da FurFor Running Project, assumiu a liderança logo no início da partida e ganhou terreno à medida que completava o percurso. Terminou com o tempo de 3h40m24, deixando a segunda classificada a 7m09s.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados