Assinar
Leiria

Farturas, algodão doce e leitão da Boa Vista adoçam Dia do Município de Leiria

De 21 a 31 de maio, os feirantes vão estar no largo do Papa, entre as 14 horas e as 22h30. Este ano não haverá espectáculo de pirotecnia no Dia 22.

stand das farturas Penim instalado no largo Papa em Leiria

Não há Feira de Maio sem farturas e farturas sem Penim.

De sexta-feira, dia 21, até ao final do mês, as Farturas Penim vão estar presentes no largo do Papa, em Leiria. A marca é uma presença habitual na Feira de Maio, que não acontece pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, e vai estar durante dez dias na cidade a vender a sua principal iguaria.

Mas este não é o único doce que a autarquia dá aos leirienses por estes dias. Também no largo do Papa, junto à rodoviária, vão estar presentes vendedores de algodão doce, pão com chouriço e leitão da Boa Vista, todos os dias entre as 14 horas e as 22h30.

stand do pão com chouriço instalado no largo do Papa em Leiria
Feirantes vão ficar instalados no largo do Papa ate ao final do mês de maio. Fotos: Joaquim Dâmaso

O “presente” faz parte do programa Leiria On, que pretende recordar um pouco daquilo que é o certame que, em maio, tradicionalmente anima a cidade e o concelho.

Em alternativa às grandes enchentes que marcam o recinto da feira, este ano o palco está em casa e alguns dos momentos musicais podem ser acompanhados através das plataformas digitais.

O programa do Leiria On termina este sábado, dia 22, com a reabertura do Castelo de Leiria, um dos pontos altos das cerimónias do Dia do Município de Leiria.

No entanto, ainda esta sexta-feira, pelas 19h30, um concerto de David Fonseca, naquele que é o segundo espetáculo que dá após o confinamento, marca o arranque das celebrações.

O músico leiriense volta a casa para apresentar Closer e terá a sala do Teatro José Lúcio da Silva (TJLS) esgotada.

Este ano, sabe o REGIÃO DE LEIRIA, apesar de todas estas “novidades”, a autarquia não vai realizar o espectáculo de fogo de artifício, ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos.

Sábado acontece a tão ansiada reabertura do Castelo e início de funcionamento dos acessos mecânicos. Mas o dia estará também reservado para homenagens a empresas e Instituições Particulares de Solidariedade Social que, durante a pandemia, “demonstraram a sua coragem, resiliência e capacidade de superação”.

As cerimónias oficiais decorrem no TJLS, a partir das 9h40, e vão ter transmissão online, através das páginas das redes sociais do município. Um momento musical dá o pontapé de saída para a cerimónia, seguindo-se as intervenções do presidente da Assembleia Municipal, António Sequeira, do vereador da Câmara Municipal de Leiria (PSD), Fernando Costa, e do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, e a entrega de medalhas do Município.

A cerimónia termina com a intervenção do orador convidado, o Vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da task force para combate à Covid-19, afinal este ano o Dia do Município de Leiria pretende homenagear todos os que trabalharam no combate a esta pandemia que alterou os nossos hábitos.

Até domingo, em Leiria, há vários momentos culturais, desportivos, empresariais e associativos. Conheça o programa aqui.

Foto de arquivo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.