Assinar
Covid-19

Dia do Município homenageia profissionais no combate à Covid-19

As portas do Castelo voltam a abrir na manhã do dia 22 de maio.

A vida são dois dias e, em 2021, o Dia do Município de Leiria serão três. Sexta-feira, 21 de maio, sábado, feriado municipal, e domingo vão acolher as cerimónias oficiais do Município, entre espetáculos musicais, homenagens, distinções e a reabertura, há muito desejada, do Castelo de Leiria.

O Vice-almirante Gouveia de Melo é o orador convidado para sessão solene no dia 22

O pontapé de saída é dado de Leiria para Leiria, com David Fonseca a subir ao palco do Teatro José Lúcio da Silva, no dia 21, pelas 19h30.

No sábado, dia 22, o Dia do Município começa bem cedo, com a reabertura oficial da porta do Castelo, pelo presidente de Câmara Gonçalo Lopes, às 9 horas, e a entrada em funcionamento dos acessos mecânicos.

As cerimónias prosseguem depois no Teatro José Lúcio da Silva com os discursos de Gonçalo Lopes, Fernando Costa (vereador do PSD), António Sequeira (presidente da Assembleia Municipal) e a entrega das medalhas do Município às entidades e personalidades distinguidas (ver em baixo).

Num ano marcado profundamente pela pandemia, o tema não fica de fora, nesta data. Primeiro serão homenageadas as empresas e IPSS que, durante o último ano, “demonstraram a sua coragem, resiliência e capacidade de superação”.

Depois, porque o encerramento do momento mais formal das cerimónias, terá como orador convidado, o vice-almirante Gouveia e Melo, principal rosto da task force do programa de vacinação contra a Covid-19 em Portugal.

Ainda no dia 22 de maio, haverá atuações no Castelo, ao longo do dia, pela escola de Dança Clara Leão. E às 16 horas, uma Conferência de Homenagem a José Mattoso (transmitida via streaming nas redes sociais do Município de Leiria), com a participação de João Bonifácio Serra, Saúl António Gomes e Bernardo Vasconcelos.

O Concerto Decateto de Metais de Leiria, pela Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria – AFCL, realiza-se pelas 17h30, no anfiteatro do Castelo, e entre as 15 e as 23 horas, realizam-se, nas pontes do rio Lis (entre a ponte do marachão e a ponte Dr. José Lopes Vieira, junto ao Largo do Papa), algumas performances artísticas.

No domingo, dia 23, é descerrada na Ciclopista da avenida Heróis de Angola uma placa de homenagem a Carlos Vieira, pelas 10h30, seguida de uma breve cerimónia para recordar o ciclista leiriense. Estarão presentes o presidente da autarquia, familiares de Carlos Vieira e o presidente do Sporting, Frederico Varandas. A homenagem a Carlos Vieira termina com a inauguração de uma exposição fotográfica na Galeria do Mercado de Santana.

Como sinal de reconhecimento ao sector social e bombeiros, no combate à pandemia, realiza-se um evento, no Teatro José Lúcio da Silva (15h30), com a presença da Secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes.

Distinções

Classe Serviços Relevantes
Grau Ouro ACES Pinhal Litoral
Grau Ouro Centro Hospitalar de Leiria
Grau Prata Carlos Neto
Grau Prata Raquel Gaspar
Grau Prata Fundação Caixa Agrícola de Leiria
Grau Prata Isabel Gonçalves
Grau Cobre Américo Bom, a título póstumo

Cultura
Grau Ouro Associação Filarmónica Bidoeirense
Grau Ouro Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes
Grau Ouro Sociedade Filarmónica São Cristóvão
Grau Ouro Sociedade Filarmónica Senhor dos Aflitos
Grau Cobre Raul Marques Pedrosa, a título póstumo

Desporto
Grau Ouro Atlético Clube da Sismaria
Grau Ouro Carlos Vieira, a título póstumo
Grau Prata Auriol Dongmo
Grau Cobre Carlos Alberto Santos, a título póstumo

Empresarial
Grau Prata Grupo Beatriz Godinho
Grau Prata PRF – Gás, Tecnologia e Construção, SA
Grau Cobre Sound Particles, SA

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados