Assinar
Leiria

Museu de Arte Sacra abre domingo na Ortigosa

Novo espaço museológico instalado na igreja paroquial apresenta coleção com objetos e documentos que datam do século XVII à atualidade.

É inaugurado este domingo, 30 de maio, o Museu de Arte Sacra da Ortigosa, iniciativa da Comissão da Igreja Paroquial local.

Segundo nota da Diocese de Leiria-Fátima, o espaço museológico esta´instalado na igreja paroquial e apresenta, no piso superior, um espólio de mais de 200 peças, entre esculturas, peças de ourivesaria, paramentos e documentação diversa, além de outros objetos.

A coleção contempla objetos e documentos desde o século XVII à atualidade e está organizada em três áreas: origem da construção da ermida (1610), a romaria a Santo Amaro e o património religioso.

O percurso de visitação inclui uma visita ao interior das torres sineiras, de onde se pode apreciar a paisagem da freguesia.

A inauguração tem início agendado para as 17 horas. Antes, pelas 15 horas, há missa solene com o vigário geral da Diocese, padre Jorge Guarda.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.