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Peniche

Peniche quer bilhetes e tempos na Linha do Oeste mais competitivos do que na rodovia

Documento apresentado por grupo de cidadãos foi votado na assembleia municipal e enviado ao ministro das Infraestruturas.

A Assembleia Municipal de Peniche exigiu ao Governo bilhetes e tempos de deslocação na Linha ferroviária do Oeste mais competitivos do que os das alternativas rodoviárias, segundo uma moção aprovada e a que a agência Lusa teve acesso.

Uma moção apresentada pelo grupo de cidadãos independentes e aprovada na última sessão foi enviada ao ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, a “instar o Governo para que os preços dos passageiros sejam substancialmente mais baratos do que as alternativas rodoviárias e que os passes sociais incluam a CP nas deslocações inter-regionais”.

O documento recomenda ao Governo que “tome medidas para que o transporte ferroviário ofereça tempos de deslocação mais curtos do que as alternativas rodoviárias”.

Os deputados municipais apelaram ao Governo para que a empresa Infraestruturas de Portugal “desencadeie de imediato os estudos técnicos para a preparação da requalificação do troço Caldas da Rainha-Louriçal até ao final de 2021 para que as obras de requalificação decorram de forma contínua até à requalificação integral da Linha do Oeste”.

Na moção, é ainda pedido que, após a requalificação da linha, os comboios sejam equipados de “carruagens multifuncionais que possibilitem aos passageiros o trabalho à distância e o acesso à Internet, assegurem a existência de áreas dedicadas a crianças, possam transportar bicicletas e incluir lugares reservados a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”.

Segundo a assembleia municipal, no futuro, após as obras de requalificação, “a atração da ferrovia pelos passageiros vai depender do preço dos bilhetes e da qualidade das carruagens”.

Ao município de Peniche, no distrito de Leiria, é recomendado que promova a intermodalidade, criando uma rede de transportes até à estação da Dagorda, no concelho de Óbidos.

O projeto de modernização da Linha do Oeste está dividido em duas empreitadas, sendo a primeira a de eletrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras (61,7 milhões de euros), cujas obras já começaram, e a segunda de modernização e eletrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha (40 milhões de euros), para a qual já foi lançado concurso público.

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