Assinar
Autárquicas 2021

Vereador que foi eleito pelo PS é candidato do PSD à Câmara da Marinha Grande

Carlos Caetano assume querer conquistar a autarquia para o PSD e lembra que o partido já ganhou na Marinha Grande em legislativas.

Candidato do PSD às autárquicas de 2021 deixou de ser militante do PS no início de maio

Carlos Caetano, vereador que foi eleito pelo PS, é o cabeça de lista do PSD à Câmara da Marinha Grande e traçou como meta ganhar este município do distrito de Leiria.

“O objetivo é ganhar a Câmara. É uma tarefa difícil, mais pelo preconceito que existe no concelho em votar PSD nas autárquicas. Em legislativas, o PSD já ganhou eleições no concelho”, afirmou à agência Lusa Carlos Caetano, que concorre como independente.

O cabeça de lista considerou que a sua experiência no executivo municipal, onde “não é um principiante, faz a diferença em relação a outros candidatos”.

Com 56 anos, o candidato é técnico de saúde de profissão. Nas eleições autárquicas de 2013, foi eleito membro da Assembleia Municipal pelo PS.

Nas últimas autárquicas, em 2017, foi o número dois na lista do PS à Câmara da Marinha Grande, já como militante socialista, tendo sido eleito vereador e acumulado as funções de vice-presidente.

Carlos Caetano deixou a militância socialista na primeira semana de maio.

Ainda nessa semana, e depois de notícias que davam certa a candidatura pelo PSD, a presidente da Câmara da Marinha Grande, Cidália Ferreira, recandidata pelo PS, assinou o despacho de exoneração do cargo de vice-presidente e de cessação de funções enquanto vereador a tempo inteiro de Carlos Caetano, “por ausência de confiança política”.

A apresentação de Carlos Caetano como candidato independentemente pelo PSD decorreu esta tarde, 29 de maio, na sede do partido na cidade. Na cerimónia foram ainda apresentados Joaquim João Pereira, advogado e provedor da Misericórdia local, como candidato à Assembleia Municipal, e a deputada Margarida Balseiro Lopes como mandatária da candidatura.

O cabeça de lista explicou que aceitou o desafio do PSD por ter “vontade de continuar o trabalho” iniciado no atual mandato, sendo que este foi o partido que lhe deu condições para o fazer.

“Ofereceram-me condições para ser cabeça de lista, para continuar o trabalho que estava a desenvolver. No PS, havia grandes dúvidas, grande incerteza, sobre a constituição das listas e, perante as incertezas e devido à falta de condições que o partido estava a ter, aceitei o desafio do PSD”, declarou.

Garantindo que se coloca “sempre numa posição de cooperação e partilha”, Carlos Caetano explicou que “este foi sempre o papel dos eleitos do PSD na Câmara”.

“Sempre foram parte da solução, nunca foram parte do problema, nos executivos da CDU e PS. E identifico-me com esse tipo de comportamento, de cooperação e parceria”, referiu.

Se for eleito, Carlos Caetano a apontou como “primeiro objetivo terminar a implementação do novo PDM [Plano Diretor Municipal], que é fundamental para o futuro do território”, além de terminar as obras de saneamento e abastecimento de água.

“São obras que iniciei no âmbito dos meus pelouros e que quero ver terminadas”, disse, referindo que outro dos objetivos passa por “trazer respeitabilidade ao órgão municipal”, defendendo que é necessário devolver-lhe dignidade.

À pergunta se teme ser penalizado por concorrer por outra força política, admitiu ser um risco.

“É um risco que corro, sei disso desde o princípio. Mas não é por ter medo de correr esse risco que deixo de dar um passo em frente. Se ficarmos parados, o futuro não acontece”, salientou o agora vereador independente e sem pelouros.

A Câmara da Marinha Grande é liderada pelo PS, que nas autárquicas de 2017, alcançou três mandatos. A CDU e o grupo de cidadãos Movimento pela Marinha (MpM) dividem os restantes quatro lugares na vereação.

A atual presidente da Câmara, Cidália Ferreira (PS), Pedro Luzio (BE), o vereador Aurélio Ferreira (+MpM, que integra os movimentos MpM e +Concelho) e a vereadora Alexandra Dengucho (CDU) são os outros candidatos já anunciados.

com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados