Assinar
Saúde

Voz de David Fonseca em filme de animação que alerta para perigos do tabaco

Um cigarro contém naftalina, amoníaco, acetona e sete mil químicos que prejudicam a saúde. Em Portugal, o tabaco é responsável por mais de 13 mil mortes por ano.

A naftalina que é usada para as traças, o amoníaco dos detergentes ou a acetona do verniz das unhas são apenas três dos sete mil compostos químicos nocivos para a saúde presentes num cigarro, 70 dos quais comprovadamente cancerígenos.

É para alertar contra os perigos do tabaco que o músico David Fonseca dá voz a um filme de animação lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no Dia Mundial Sem Tabaco, hoje, 31 de maio.

O filme faz parte da campanha “Não fumes, por ti, pela tua família”, que visa sensibilizar a população para os perigos do tabaco e o impacto na saúde de quem fuma e de quem os rodeia, em especial das crianças.

O músico de Leiria dá voz a “Tomás”, um pai feliz que consegue vencer o vício e garantir melhor qualidade de vida para si e para a filha.

Estima-se que 1,2 milhões de mortes por ano no mundo são causadas pela exposição ao tabaco (fumo passivo), que está diretamente ligada ao aparecimento de doenças como o cancro, as doenças cardiovasculares e respiratórias.

O consumo do tabaco é responsável por aproximadamente 22% das mortes por cancro, e em Portugal representa a morte de mais de 13 mil pessoas por ano. No mundo, o consumo de tabaco provoca a morte de cerca de 8 milhões de pessoas por ano.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.