Assinar
Leiria

Festival da Sardinha regressa à Praia do Pedrógão

O evento vai acontecer com um novo conceito, adaptado aos constrangimentos provocados pela pandemia.

No pão, na broa ou no prato, há sardinha para todos os gostos e o tradicional Festival do concelho de Leiria decorre aos fins de semana, de 9 de julho até 1 de agosto.

Anos “excecionais” implicam medidas readaptadas. E é nestes moldes que vai acontecer a 23ª edição do Festival da Sardinha na Praia do Pedrógão, no concelho de Leiria.

Na impossibilidade de realizar o evento nos moldes habituais, e depois do cancelamento, em 2020, o Município de Leiria desenvolveu um novo conceito para o evento, adaptado aos constrangimentos provocados pela pandemia.

O sabor é o mesmo, da típica sardinha da costa, mas o certame decorre de duas formas: em dez restaurantes aderentes na Praia do Pedrógão, onde a sardinha será servida no prato, ou num espaço criado pela autarquia, junto à rotunda do barco, onde a iguaria será servida no pão ou na broa, por quatro associações do norte do concelho (UDR Coimbrão, Motor Clube, ACDP Praia do Pedrógão e CR Carvide).

O festival decorre nos espaços de degustação, aos fins de semana, entre 9 de julho e 1 de agosto, às sextas, das 18 às 23 horas, aos sábados das 11 às 23 horas e aos domingos das 11 às 21 horas.

O evento, que tem com o objetivo principal a promoção da única praia do concelho, da gastronomia e da restauração local, volta a contar com a participação dos restaurantes locais, tal como nas primeiras edições em que o Festival decorreu.

A edição de 2021 conta ainda com animação musical aos sábados, das 19 às 21 horas com bandas Tocándar, Farratuga e Bandinha da Moca. No dia 1 de agosto, a animação será com os Usados com Garantia. 

Nos sábados, 10 e 17 de julho, respetivamente, vão acontecer showcookings, onde o ingrediente principal é naturalmente a sardinha. Estas demonstrações estão a cargo dos chefs Rui Lopes e Nuno Pereira. 

O Festival da Sardinha é organizado pelo Município de Leiria, em parceria com as Juntas de Freguesias do norte do concelho e com o setor da restauração local. 

Estabelecimentos aderentes: Restaurante Quebra-Mar, Esplanada Praia Nova “Pedrasdise”, Restaurante Rotunda Mar (O Vítor), Restaurante ” A Rocha “, Esplanada AMA, Restaurante ” Âncora”, Café Central, Restaurante ” Marés Vivas”, Restaurante ” Gente Gira ” e Restaurante ” Tapas e Grill. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados