Assinar
Ambiente

Leiria assinala Dia Mundial do Ambiente com iniciativas para todos os gostos

O Centro de Interpretação Ambiental de Leiria está a organizar atividades para todo o dia de sábado.

A defesa do planeta é tema para todos os dias e a mais pequena das ações tem, atualmente, a maior importância. Mas há uns dias mais especiais do que outros.

Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, há em Leiria iniciativas, para miúdos e graúdos, que lembram da necessidade de participar ativamente na proteção do meio ambiente.

A escritora e ilustradora leiriense Tânia Bailão Lopes vai contar a história “Piu e o Planeta”

Confira a agenda para este sábado

Leiria

A lista de propostas do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (CIA) ocupa todo o dia e são para todas as idades.

  • Pelas 10 horas está planeado um passeio familiar de observação de aves na zona ribeirinha da cidade que termina no Castelo ao final da manhã.
  • Às 10h30 e às 15h30 haverá duas sessões do workshop científico sobre alterações climáticas “Mural do Clima”. As sessões estão pensadas para os jovens a partir dos 14 anos, jovens adultos e educadores, mas estão abertas a todo o público.
  • Ainda de manhã, iniciará às 10h45 um novo passeio na zona ribeirinha da cidade de Leiria para identificação e mapeamento de espécies invasoras.
  • Já à tarde, pelas 15h30, está programada a performance pedagógica “Sons em Movimento”, pelas artistas Inesa Markava e Laura Perdomo, no Museu de Leiria.
  • O dia termina pelas 21 horas com a sessão “Morcegos à solta”, com Pedro Alves, da Plecotus, que promete desvendar todas as características fascinantes da espécie.
  • As inscrições devem ser feitas através do e-mail cia@cm-leiria.pt. Para estar presente na performance no Museu de Leiria, as inscrições são a partir do e-mail museudeleiria@cmleiria.pt.

O passarinho Piu é a personagem principal da história que a Valorlis quer contar a propósito do Dia Mundial do Ambiente.

  • “Piu e o Planeta” vai ser contada online, na página de Facebook da Valorlis, pela escritora e ilustradora leiriense Tânia Bailão Lopes, às 10 horas deste sábado. A Valorlis é parceira do livro que “pede” ajuda às crianças para porem um fim à poluição, aplicando a regra dos 3 R’s.
  • A empresa desafia ainda os mais novos a elaborarem um desenho com propostas amigas do ambiente. Os participantes recebem um kit “Ajudante do Planeta” e o vencedor um livro autografado pela escritora. Os desenhos devem ser enviados para o e-mail geral@valorlis.pt até 11 de junho.

(em atualização)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados