Assinar
Porto de Mós

Porto de Mós: Calçada portuguesa em destaque nas celebrações do Dia do Município

Os festejos começam já este sábado, dia 26, e prolongam-se até 4 de julho.

A calçada portuguesa é muito mais do que um chão que pisamos. Prova disso é a praça que será inaugurada, na manhã de 29 de junho, Dia do Município de Porto de Mós, no Parque Verde da vila.

A praça resultou de um concurso lançado pela PORPAV – Associação da Calçada Portuguesa aos alunos da Escola Superior de Belas Artes, em Lisboa, para que fizessem o desenho e projeto de uma homenagem em calçada portuguesa a quem nunca parou desde o início da pandemia.

A proposta vencedora está reproduzida na praça construída em Porto de Mós e noutra ainda em construção em Lisboa.

De acordo com o presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, “as duas praças são uma homenagem que a calçada portuguesa pretende fazer aos que estiveram na linha da frente durante este tempo de Covid-19”.

A cerimónia arranca às 10h30 e conta com a presença de profissionais de diversas áreas, “desde a recolha de lixo ao padeiro”, entre outras, do presidente da Câmara de Porto de Mós e representantes da Câmara de Lisboa, da Associação da Calçada Portuguesa e da Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins (ASSIMAGRA).

Para Jorge Vala, o momento representa ainda “mais um passo no lançamento da candidatura do saber fazer a calçada portuguesa a património imaterial da humanidade”, acrescenta. O município integra a Associação da Calçada Portuguesa desde 2020.

Pouco depois, pelas 11h30, será inaugurada a Casa dos Cantoneiros, onde consta agora uma “imagem de dois antigos cantoneiros feita em calçada portuguesa”, avançou o autarca ao REGIÃO DE LEIRIA.

O Dia do Município prossegue com o Festival de Magia, a partir das 15 horas e no decorrer da tarde, nas ruas e jardins da vila.

A partir das 16 horas acontece a missa em honra a São Pedro, na igreja de São Pedro.

A festa sobe depois ao castelo, que estará com entradas gratuitas, para a apresentação, às 19 horas, do CD “Músicas de Porto de Mós”, pelo grupo AIRE. O dia termina com o habitual fogo de artifício, às 22 horas.

Programa arranca este sábado

E as celebrações não ficam por aqui. Já este sábado, dia 26, decorre a cerimónia de entrega dos Prémios Dom Fuas, a partir das 17 horas, na Praça da República, sendo entregues os galardões referentes aos anos de 2019 e 2020.

A sessão pode ser acompanhada através das plataformas digitais do município de Porto de Mós.

No dia seguinte, domingo, é celebrada a missa em honra a São João, pelas 11 horas, no Largo de São João.

No dia 28, segunda-feira, acontece o desfile de Marchas Populares, às 21 horas, no centro da vila. O município convidou um par de casa marcha para desfilar ao som de uma única música.

O momento não deverá ser acompanhado por público, mas ficará registado em formato multimédia na página de internet e de Facebook da autarquia.

A missa de São Pedro celebra-se a 4 de julho, às 16 horas, em formato drive-in, no habitual recinto das festas e pelas ruas da vila.

As celebrações serão “muito condicionadas” devido à pandemia, esclareceu Jorge Vala.

A participação no programa “Somos Portugal”, da TVI, que estava inicialmente planeada para o dia 27, vai acontecer na tarde de 4 de julho, entre as 14 e as 20 horas.

As tasquinhas de São Pedro não ficam esquecidas e desde esta sexta-feira, dia 25, estão em funcionamento numa versão take-away. Até ao dia 4 de julho os cidadãos poderão “levantar” refeições junto de associações e entidades do concelho. Consulte a lista aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados