Assinar
Pombal

“Café Memória” chega a Pombal em setembro

Novo espaço é resposta específica para pessoas com demência e respetivos cuidadores, amigos e familiares

velho com jogo de madeira para combater doença de alzheimer

É apresentado como sendo “um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência e seus familiares e cuidadores” e prepara-se para chegar à região. O “Café Memória” abre portas, em Pombal, no próximo mês de setembro.

O Café Memória “é uma resposta específica para pessoas com demência e respetivos cuidadores, amigos e familiares, que visa reduzir o isolamento social e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, bem como consciencializar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado”, explicam os seus promotores.

Em Pombal, as sessões terão lugar às terceiras quartas-feiras de cada mês na biblioteca municipal local. Arrancam pelas 16 horas e prolongam-se até às 18. O primeiro evento está agendado para dia 15 de setembro.

A entrada em funcionamento deste novo espaço foi anunciado esta segunda-feira e resulta da iniciativa da Sonae Sierra e da Associação Alzheimer Portugal, contando ainda com o apoio da Delegação Centro da Alzheimer Portugal, da Câmara Municipal de Pombal e ainda da associação APEPI, revelaram os promotores em comunicado.

Em Pombal, as sessões terão lugar às terceiras quartas-feiras de cada mês, das 16h00 às 18h00, na Biblioteca Municipal. O primeiro evento está agendado para dia 15 de setembro.

“A expansão do projeto Café Memória continua a ser um dos objetivos da Alzheimer Portugal, porque nos permite chegar de forma direta a mais pessoas com demência”, refere Manuela Morais, presidente da Direção Nacional da Associação Alzheimer Portugal, citada na nota de imprensa.

“A abertura de mais um local de encontro do Café Memória, ao fim de um período tão atípico e desafiante como aquele que estamos a ultrapassar, comprova a importância desta iniciativa para as várias comunidades do país, no sentido de procurarmos combater o isolamento social que foi acentuado pelo confinamento”, reforça Elsa Monteiro, diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra.

A rede conta atualmente com 21 espaços físicos preparados para receber os encontros em vários pontos do país (Almada, Barcelos, Barreiro, Braga, Cascais, Évora, Esposende, Guimarães, Lisboa – em quatro locais, Madeira, Mirandela, Oeiras, Porto, Sesimbra, Sintra, Viana do Castelo, Viseu e, agora, Pombal).

O Café Memória conta igualmente, desde o início da pandemia, com sessões virtuais direcionadas a “pessoas com problemas de memória ou demência e os seus familiares e cuidadores pudessem continuar a ter um apoio. As sessões online continuam disponíveis e acontecem todos os sábados, às 10h30, com a duração de 1h30”.

A participação é possível através desta ligação.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados