Assinar
Covid-19

Força Aérea efetua transporte de doente urgente entre Faro e a Base de Monte Real

À chegada a Monte Real, o doente foi transportado para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra pelo INEM

Um C-130H da Esquadra 501 “Bisontes” da Força Aérea Portuguesa (FAP) efetuou na madrugada deste domingo o transporte de um doente que necessitava de cuidados de saúde urgentes, entre Faro e a Base Aérea de Monte Real (BA5), concelho de Leiria, onde aterrou.

À chegada a Monte Real, o doente foi transportado para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra pelo INEM Foto: FAP

A missão, realizada no âmbito do combate à Covid-19, foi acompanhada por uma equipa do serviço de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), responsável pela ECMO (técnica extracorporal de “bypass” cardiopulmonar).

A bordo da aeronave, e para “garantir a interface entre as particularidades da situação clínica e da aeronave empenhada, esteve uma equipa do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea”, adianta ainda a FAP em comunicado.

À chegada à BA5, o paciente foi transferido pelo INEM para o CHUC, explica a FAP, que contabiliza em 7h30 o tempo total da missão.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.