Assinar
Cultura

Leiria e Ansião recebem Convenção Internacional de Dança Tradicional e Popular

O projeto “Baile dos Pastorinhos” promove encontro de reflexão e debate dias 30 e 31 de julho, numa organização da Associação Folclórica da Região de Leiria e da Alta Estremadura e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

O “Baile dos Pastorinhos” continua a disseminar o gosto e o conhecimento pelas danças tradicionais e no final do mês o projeto da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura dá mais um passo importante: a realização da Convenção Internacional de Dança Tradicional e Popular.

Depois de muitas atividades em escolas, colocando alunos a dançar, e de várias formações orientadas para professores, em Leiria e Ansião, vão juntar-se especialistas nacionais e internacionais para discutir temas como “Investigação em Dança Tradicional e Popular”, “Didática da Dança Tradicional e Popular”, “A notação da Dança Tradicional e Popular”, “Didática da Educação Estética Artista”, “Reflexões sobre a música a literatura em torno da dança tradicional e popular” e “Partilha de práticas em diferentes contextos”.

Segundo a investigadora Marisa Barroso, professora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e integrante da comissão organizadora, a convenção será “um momento de reflexão epistemológica sobre a dança tradicional e popular”, assumindo-se como “uma iniciativa de demarcação deste campo de estudos no nosso país”.

A iniciativa da AFRLAE e da ESECS Leiria destina-se “a um público diversificado”, que abrange desde professores e educadores do ensino básico e secundário mas também público em geral, agentes culturais, investigadores e interessados nas áreas da dança, música, etnografia, património material e imaterial, especifica a organizadora.

O programa pode ser acompanhado presencialmente ou online, sendo que o primeiro dia, 30 de julho, terá lugar na ESECS Leiria, e o segundo, dia 31, acontece em Ansião, no Centro Social e Recreativo de Alvorge, Alvorge, culminando com baile tradicional e oficina de dança com música ao vivo, com participação do coletivo AIRE.

Para educadores e professores do ensino básico e secundário, a participação na convenção é acreditada como ação de curta duração.

Inscrições e outras informações disponíveis aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados