Assinar
Cultura

Orquestra de músicos lusos a viver no estrangeiro apresenta Stravinsky, Wagner e Mozart em Alcobaça

A digressão de verão da Orquestra XXI tem início na sexta-feira, no festival Cistermúsica, em Alcobaça.

É uma orquestra composta por músicos portugueses residentes no estrangeiro e, sexta-feira, atua em Alcobaça. Falamos da Orquestra XXI que, no Mosteiro de Alcobaça apresentará Stravinsky, Wagner e Mozart.

A digressão de verão da Orquestra XXI tem início na sexta-feira, no festival Cistermúsica, em Alcobaça, passa por Castelo Branco e termina no Porto, no domingo, com um programa atento aos 50 anos da morte de Igor Stravinsky.

As atuações abrem com o Concerto em Ré, para orquestra de cordas, do compositor russo, concluído depois de se fixar nos Estados Unidos, segue com o “Idílio de Siegfried”, de Richard Wagner, e culmina em Mozart, com a derradeira sinfonia do compositor de Salzburgo, a 41.ª, “Júpiter”, concluída três anos antes da sua morte, ocorrida em 1791.

Os concertos realizam-se em Alcobaça, no âmbito do Festival Cistermúsica (23 de julho), em Castelo Branco, no Cine-Teatro Avenida (24 de julho), e na Casa da Música, no Porto, no domingo (25 de julho).

Os bilhetes do concerto em Alcobaça começam em dez euros e podem ser adquiridos online.

Fundada e dirigida por Dinis Sousa, a Orquestra XXI é composta por músicos portugueses residentes no estrangeiro, membros de algumas das mais importantes orquestras mundiais.

Em Alcobaça, a direção musicial estará a cargo de Dinis Sousa, recém-nomeado maestro principal da Royal Northern Sinfonia, depois de ter passado a maestro assistente do regente John Eliot Gardiner, em 2018, consolidando o seu trabalho iniciado anos antes com o fundador da Orchestre Rèvolutionnaire et Romantique, do Coro Monteverdi e dos English Baroque Soloists.

Com Lusa

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.