Assinar
Peniche

Peniche dedica quatro dias às mulheres rendilheiras e à renda de bilros

Biquínis e joias marinhas feitas com renda de bilros são alguns exemplos do que se pode encontrar no programa, que decorre até domingo.

Rendilheiras de Peniche e Francisca Tormenta, a meninadailhaa, criaram peças únicas com aplicação de rendas de bilros

A mulher rendilheira e a renda de bilros, símbolos do concelho de Peniche, são o mote do programa de celebração do Dia da Rendilheira. Promovido pela Câmara Municipal de Peniche, o evento encontra-se a decorrer até 18 de julho.

Desde biquínis a joias marinhas, passando pela degustação de um novo produto de pastelaria, a renda está presente em vários estabelecimentos comerciais e hoteleiros. Alguns criadores locais vão expor as suas peças de moda, acessórios, entre outras, realizadas com aplicação da renda de bilros, lê-se em comunicado divulgado pelo município.

Hoje, quinta-feira, dia 15, é apresentada às 18 horas a coleção “cápsula – Menina da Ilha & Rendas de Bilros – Swimwear Collection 2021”, criada a partir das habilidosas mãos das nossas rendilheiras de Peniche e de Francisca Tormenta. As criações são reveladas em direto online.

Destaca-se também no dia 17, sábado, a homenagem aos elementos da comissão do selo de garantia de autenticidade da renda de bilros e a entrega das etiquetas de certificação da renda de Peniche a todas as rendilheiras que vão fazer parte do processo de preservação daquele que é o maior símbolo do artesanato local.

As histórias de vida de várias rendilheiras de Peniche está se divulgada em vídeos online, pelo município. O programa do Dia da Rendilheira inclui também a habitual missa em ação de graças pelas rendilheiras, dia 18 de julho, às 11 horas, na Igreja de São Pedro.

Está ainda patente uma exposição de fotografia, referente ao tema, na Praça Jacob Rodrigues Pereira, intitulada “As Pessoas fazem o lugares – Peniche, Terra de Rendilheiras”, da autoria do fotógrafo João Botas. A exposição constitui uma homenagem a todas as rendilheiras que, há mais de 400 anos, se dedicam à arte de tecer.

Por motivos de prevenção e mitigação do vírus, as iniciativas com público estão sujeitas a confirmação. A transmissão será sempre garantida pela página de Facebook do Município de Peniche.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.