Assinar
Autárquicas 2021

Ana Silveira demite-se da vice-presidência do PSD/Leiria em conflito com Álvaro Madureira

Vereadora acusa presidente da concelhia e cabeça-de-lista à Câmara de retirar o seu nome da lista por divergências relativas ao processo autárquico

Ana Silveira demitiu-se do cargo de vice-presidente da concelhia de Leiria do PSD, acusando o presidente da estrutura partidária e candidato à câmara, Álvaro Madureira, de retaliação ao não incluir o seu nome na lista.

“Em tempo útil, dei a conhecer as minhas divergências políticas ao presidente da concelhia e candidato autárquico, Álvaro Madureira, que, de forma cobarde e como retaliação, retirou o meu nome da lista. Face ao exposto, apresentei a minha demissão de vice-presidente da Comissão Política da Secção de Leiria do PSD”, afirma em comunicado Ana Silveira, que é também vereadora na Câmara de Leiria desde 2013.

Em 2017, Ana Silveira voltou a integrar a lista do PSD em terceiro lugar, tendo sido eleita vereadora da Câmara de Leiria com Álvaro Madureira e Fernando Costa Foto de arquivo

Na segunda-feira, Álvaro Madureira divulgou os candidatos à câmara, não figurando o nome de Ana Silveira, um dos dois vice-presidentes da concelhia.

No comunicado, a vice-presidente demissionária adianta que ao longo da vida política tem pautado o seu “comportamento por princípios democráticos, éticos e de solidariedade institucional e partidária”.

“Nunca me revi num processo de candidatura eleitoral pautado pelo secretismo e pela falta de transparência, princípios éticos e de estratégia para o concelho”, refere.

Salientando que “o PSD é um partido democrático e a prática política local deve reger-se por regras e princípios consonantes” com a sua identidade política, a social-democrata acrescenta que, “assim, não poderia pactuar com o que se tem vindo a passar e que é desprestigiante para todos e, em especial, para os órgãos partidários concelhios”.

Em declarações à Lusa, Álvaro Madureira disse que “é preciso refrescar as equipas e em política não há lugares cativos“. “Quando as pessoas perdem lugares e não há lugares para todos e têm de ser tomadas decisões é evidente que as pessoas não ficam muito satisfeitas e temos de compreender”, acrescentou Álvaro Madureira.

Nas eleições autárquicas de 2013, Ana Silveira foi a número três da lista do PSD à Câmara Municipal de Leiria, lista então liderada por Álvaro Madureira. Na mesma posição Ana Silveira concorreu no sufrágio de 2017, quando o PSD teve como número um Fernando Costa, secundado por Álvaro Madureira.

Nas últimas eleições, o PS manteve a liderança da Câmara de Leiria, conquistando oito mandatos, enquanto o PSD obteve três.

PSD concorre à Câmara de Leiria com lista renovada

Ana Silveira deu conta da sua demissão esta segunda-feira à noite, pouco depois da divulgação da lista candidata à Câmara de Leiria, no último dia definido para a entrega em tribunal das candidaturas às autárquicas de 26 de setembro.

Liderada por Álvaro Madureira, a lista apresenta-se renovada, com Daniel Marques, que exerceu o cargo de vereador no mandato de 2013-2017, a ocupar o segundo lugar.

  1. Álvaro Madureira

2. Daniel Rodrigues Marques

3. Branca Meireles de Matos

4. Nuno Matos dos Santos

5. Sandra Gaspar Domingues

6. Luísa da Silva Gonçalves

7. Carlos Azenha de Sousa

8. Filipe Nunes da Silva

9. Ana Granja Vieira

10. Licínio Martins Moreira

11. Ana Paula Santos Ferreira

12. Isabel da Costa Caseiro

13. Mário Crespo Ruivaco

14. Sílvio Pedrosa Cabecinhas

15. Liliana do Rosário Ferreira

16. Célia Pereira Soares

17. Jorge Pires de Almeida

18. Cátia Marques Guarda

19. Jéssica da Silva Faria

20. Miguel da Silva Domingues

21. Rute Mendes Pereira

22. Francisco Pereira Silva

Com redação

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados