Assinar
Leiria

Covid-19: Ordem dos Advogados apela à testagem após deteção de caso positivo no Tribunal de Leiria

Ordem lançou apelo em comunicado depois de uma juíza ter testado positivo no passado sábado

imagem exterior do edifício do Tribunal de Leiria

A Ordem dos Advogados (OA) lançou um apelo público para que os advogados que se tenham deslocado ao Juízo de Instrução Criminal de Leiria nos últimos dias efetuem testes de diagnóstico à Covid-19.

O alerta, efetuado esta terça-feira através de comunicado, surge depois de uma juíza – que estava de turno ao Juízo de Instrução Criminal de Leiria entre os dias 30 de julho e 6 de agosto – ter testado positivo no dia 7 à Covid-19.

“Será por isso prudente que os colegas que se tenham deslocado ao Juízo de Instrução Criminal de Leiria neste período efetuem uma testagem ao vírus em ordem a averiguar se foram de alguma forma infetados nesse Tribunal”, adianta o comunicado, assinado por Luís Menezes Leitão, bastonário da OA.

“Esta situação demonstra que, conforme temos vindo a salientar, os Tribunais não são lugares seguros relativamente à propagação deste vírus, nem sequer em período de férias judiciais”, acrescenta o responsável, recomendando aos advogados que continuem a adotar as precauções necessárias sempre que se desloquem a Tribunal.

Já em abril, o Bastonário denunciava “a absoluta falta de condições de segurança nos Tribunais, em grande parte devido à forma como foram concebidos”. Um problema que a pandemia veio realçar.

“Não admira, por isso, que se tenham multiplicado os surtos, com grave risco para todos os que neles trabalham”, referia o responsável em comunicado, citando o caso particular do Campus de Justiça em Lisboa.

À agência Lusa, o juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria, António Ascensão Ramos, disse que “a Autoridade de Saúde foi avisada e dado conhecimento das pessoas que tiveram contacto com a senhora juíza”.

“Não há conhecimento de mais casos, neste momento, no Tribunal Judicial de Leiria”, esclareceu António Ascensão Ramos, realçando que “continuam a ser aplicadas todas as medidas de segurança decorrentes da pandemia”.

Com Lusa

(Notícia atualizada às 11h50 com declarações do juiz presidente do Tribunal de Leiria)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados