Assinar
Cultura

Dez anos de Gravíssimo! festejados com cinco concertos no Mosteiro de Alcobaça

O festival Gravíssimo! arranca na próxima segunda-feira e garante cinco dias recheados de música e convidados de renome.

A atuação do trombonista Bart Van Lier é um dos destaques do festival Foto: Academia de Música de Alcobaça

Tubas, eufónios e trombones de Portugal e do mundo voltam a encontrar-se em Alcobaça a partir da próxima segunda-feira, dia 23. É assim há dez anos com o Gravíssimo!, o festival de metais graves que persistentemente tem colocado a região no mapa daqueles instrumentos habitualmente pouco visíveis -mas bem audíveis- em palco.

Combinando formações e concertos, Gravíssimo! regressa com a mesma direção artística de Sérgio Carolino e Hugo Assunção para cinco dias recheados de música.

Na abertura, há “Surrealistic Discussion”: álbum de Sérgio Carolino e João Barradas, que inclui temas dos compositores Dimitri Shostakovich e Etienne Crausaz. O concerto acontece às 21h30 no Patim da Cerca do Mosteiro de Alcobaça.

Na quarta-feira, dia 24, o Celeiro do Mosteiro de Alcobaça é palco de um Recital de Solistas, juntando músicos como Mauro Martins, Gabriel Antão, Hugo Assunção e Henrique Costa na apresentação de várias obras, designadamente de Bach, Small, Daughtery, entre outros.

O músico Hugo Assunção faz parte da direção artística do festival e vai tocar no Recital de Solistas Foto: Academia de Música de Alcobaça

Já na quinta-feira, dia 25, há Recital de Talentos protagonizado por Sérgio Carolino, Tiago Pinto, Ivan Vicente, Miguel Canada e Alfredo Leitão.

Entre os ensembles preparados pelo festival, encontra-se a atuação de R&B and Mr. SC com Bart Van Lier, na sexta-feira e Mr. SC & The Wild Bones Gang igualmente com Bart Van Lier no sábado, dia 27, encerrando o evento.

Tal como nas edições anteriores, o festival conta com múltiplos convidados de renome como Francisco Couto, Rúben da Luz, Rui Bandeira, Ricardo Carvalhoso, Ricardo Antão, Ban Van Lier, Gabriel Antão, Henrique Costa e Mauro Martins.

Todos os espetáculos acontecem no Patim do Mosteiro de Alcobaça às 21h30, à exceção do Recital de Solistas.

Enquanto a vertente musical se mantém nesta edição, a componente de academia com workshops e masterclasses não irá ser realizada, indica a Academia de Música de Alcobaça, em comunicado.

O programa completo pode ser consultado aqui e os bilhetes podem ser adquiridos na Blue Ticket ou nas instalações da Academia de Música de Alcobaça.

Organizado pela Banda de Alcobaça – Associação de Artes, o evento com com o apoio da Direção- Geral das Artes e do Município de Alcobaça.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados