Assinar


Sociedade

Castanheira de Pera entre os 40 concelhos em risco máximo de incêndio

No distrito de Leiria, Castanheira de Pera está entre os concelhos cuja ameaça de fogo é maior, segundo o IPMA.

Mais de 40 concelhos dos distritos de Braga, Viseu, Bragança, Coimbra, Leiria, Guarda e Castelo Branco apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Leiria, Coimbra, Aveiro, Guarda, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

No distrito de Leiria, encontra-se no nível máximo de risco o concelho de Castanheira de Pera. Porto de Mós, Batalha, Marinha Grande, Pombal, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande surgem logo depois na escala de perigosidade. No distrito de Santarém, Ourém também está com risco muito elevado.

O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até domingo.

Este risco determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

De acordo com informação disponível no ‘site’ do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), desde o início do ano até hoje, os fogos atingiram 25.602 hectares em espaços rurais, num total de 6.338 ocorrências.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral até ao final da manhã, podendo persistir durante o dia em alguns locais da faixa costeira ocidental.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade no interior, com possibilidade de aguaceiros dispersos e de trovoada, mais prováveis na região Centro.

A previsão aponta ainda para vento fraco, sendo moderado a forte de leste nas terras altas do Norte até ao meio da manhã, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da região Sul e do litoral das regiões Norte e Centro e pequena descida de temperatura, em especial da máxima no litoral Norte e no Algarve.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança) e os 21 (em Portalegre) e as máximas entre os 22 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 34 (em Castelo Branco).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados