Assinar
Leiria

“Norte de Leiria” a marca que nasceu para valorizar e promover o norte do concelho

Iniciativa foi apresentada no passado dia 20 de agosto.

imagem de passadiços de madeira na lagoa da ervedeira

Quatro freguesias do norte do concelho de Leiria uniram-se e juntaram esforços para colocar o seu território no mapa. Não o mapa geográfico, mas o que permite “valorizar as gentes e os recursos naturais em prol do desenvolvimento socioeconómico local”.

Nisso acreditam as freguesias de Bajouca, Coimbrão, de Monte Real e Carvide e de Monte Redondo e Carreira que se tornaram parceiras essenciais no lançamento da marca “Norte Leiria” e do roteiro de experiências “Sentir o Território”.

As duas iniciativas foram apresentadas no passado dia 20 de agosto e, à semelhança de outras que têm estado a ser desenvolvidas naquele território, resultam do projeto CLDS 4G Leiria Norte – Sentir o Território.

Marca “Norte de Leiria” foi apresentada no passado dia 20 de agosto. Foto: CDSL 4G – Sentir o Território

Criado em 2020 pela ADASCO (Associação de Desenvolvimento e Apoio Social da Freguesia do Coimbrão), o projeto integra o programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social, ao qual foi atribuído financiamento do POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego).

A marca “Norte de Leiria” e o roteiro “Sentir o Território” dão corpo aos objetivos estabelecidos pela equipa do projeto: “valorizar, preservar, proteger e divulgar o território numa ação concertada a nível da comunidade interfreguesias; promover o desenvolvimento socioeconómico do território, através da promoção turística e a criação de uma marca do território que promova o trabalho, os produtos e os recursos localmente disponíveis”.

Enquanto a marca “Norte de Leiria” parte da união de quatro freguesias, o roteiro envolve cerca de 60 cidadãos da comunidade, que serão guias turísticos e responsáveis pelas experiências aí contempladas. Mais do que “um simples roteiro, é um convite para quem visita ou explore, um convite a sentir o território, a envolver-se com a história e tradição de cada um dos lugares, um convite a sentir como vivem as gentes deste território”, dizem os responsáveis pelo projeto em nota enviada ao REGIÃO DE LEIRIA.

A marca e os eventos associados podem ser consultados online através do site www.nortedeleiria.pt e das redes sociais Facebook e Instagram. Também já é possível adquirir o roteiro de experiências “Sentir o Território”.

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar