Assinar
Batalha

“Baile dos Pastorinhos” promove em São Mamede seminário sobre educação cultural

Próxima iniciativa do projeto que salvaguarda o património imaterial da região acontece a 11 de setembro.

Depois de muitas atividades para fomentar as danças tradicionais e de uma convenção internacional sobre o tema, o projeto “Baile dos Pastorinhos” realiza mais um seminário de reflexão, desta vez sobre “educação cultural”.

“Falando de Etnografia” acontece no dia 11 de setembro, na sede da Junta de Freguesia de São Mamede, no concelho da Batalha, entre as 9h30 e as 17 horas.

Dinamizada pela Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura (AFRLAE), a ação procura disseminar o gosto pelas danças populares e, para isso, contempla uma oficina, no final do seminário, orientada pela professora Marisa Barroso, do Politécnico de Leiria.

Neste workshop é dada a oportunidade aos participantes de conhecer “detalhes dos passos, da formação, da posição e da evolução de cada dança”, através da realização simultânea de exercícios que contemplam noções de “estrutura rítmica, duração e andamento”, explica Ana Rita Leitão, presidente da AFRLAE, em comunicado.

“Baile dos Pastorinhos” foi criado em janeiro e já passou por vários municípios do distrito de Leiria, colocando milhares de pessoas a dançar segundo a tradição. Até outubro, há mais iniciativas do projeto, investindo na salvaguarda do património cultural imaterial da região.

A inscrição no seminário pode ser feita através deste formulário online. As inscrições custam 15 euros para sócios da AFRLAE, professores e alunos, e 20 euros para não-sócios.

“Falando de Etnografia” encontra-se acreditado para docentes enquanto ação de curta duração. Inscrições e mais informações aqui.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.