Assinar
Marinha Grande

Coleção de postais Improviso revela o olhar de dez arquitetos sobre São Pedro de Moel

“S. Postais de Moel” resulta do desafio lançado a arquitetos com ligações à praia do concelho da Marinha Grande e é uma das novidades da loja “pop up”.

São dez postais originais, todos com personalidade própria, que revelam a visão e o sentimento de dez arquitetos com ligações à praia do concelho da Marinha Grande. A ideia é da loja Improviso, que criou uma coleção inovadora que está a ter elevada procura.

“S. Postais de Moel” conta com a participação de Helena Serrador, Emmanuella Quinta, Sara Saragoça, Filipa Araújo, João Serejo, Filipe Gonçalves, João Coutinho, Ana Bonifácio e João Correia, além de Sílvia Bernardino, também arquiteta e responsável pela Improviso.

“Este ano, desafiei arquitetos com ligações a São Pedro de Moel a desenhar o lugar, retratando aquilo que ele representa para si”, conta, sublinhando que o resultado final revelou uma “diversidade muito interessante”.

Cada postal, explica, surge com uma frase pensada pelo escritor Paulo Kellerman e a procura tem sido tão positiva que restam poucos exemplares. Os postais podem ser adquiridos na loja instalada em São Pedro de Moel, junto ao bar Bambi, ou através das páginas de Facebook e Instagram da marca.

O improviso é o mote do projeto pop up criado por Sílvia Bernardino, que de forma espontânea tem percorrido vários pontos da região e do país.

Criada em 2014 pela arquitecta de Leiria, Improviso já esteve em Lisboa e no centro de Leiria. Este verão, a Improviso regressou em julho à entrada de São Pedro de Moel, e cumprirá a efemeridade que está escrita no seu ADN: encerrará “quando as pessoas já não estiverem por aqui”, refere a responsável.

Na pequena casa com 20 metros quadrados, o conceito passa por representar apenas projetos portugueses de designers e artistas de diferentes ramos. E, como acontece todos os anos, neste verão a loja tem um tema associado: S. Postais de Moel com o nome Casa de Artistas.

Segundo a arquiteta, o objetivo é dar continuidade à Casa de Artistas, lançando convites a personalidades de outras áreas, como a pintura.

Além dos postais, a Improviso dispõe de produtos da Bordallo Pinheiro, da Casa Alegre, cerâmica da marca Alma Gémea, das Caldas da Rainha, vidro da Marinha Grande, entre outros produtos de marcas nacionais, como toalhas de praia, roupa, sapatos, pinturas e objetos decorativos para a casa.

A loja está aberta de segunda a sábado, entre as 12 e as 15 horas e das 17 às 19 horas até ao final do verão. E como o destino é improvisado, Sílvia Bernardino desconhece qual será o próximo ponto de paragem.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.