Assinar
Autárquicas 2021

Peniche: Independentes vão tentar segurar presidência do município

Sete candidatos concorrem à presidência da Câmara de Peniche no próximo dia 26 de setembro. Conheça as suas prioridades.

Peniche

População Residente 26.419
Eleitores 24.261
Freguesias 4
Câmara Municipal 7 eleitos
Assembleia Municipal 21 eleitos

São sete as candidaturas que concorrem à Câmara Municipal de Peniche, mais uma que no último processo eleitoral autárquico. Num concelho que perdeu população residente na última década, estão recenseados menos 500 eleitores que há quatro anos, pelo que todos os votos poderão ser decisivos para apurar o vencedor.

O atual presidente, Henrique Bertino, pelo Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche, vai procurar a reeleição, depois de ter conquistado pela primeira vez a liderança do executivo pela diferença de 253 votos para o PSD. Os social-democratas, por seu lado, voltam a recandidatar Filipe Sales, atual vereador e diretor-executivo de uma IPSS, acreditando que chegou agora a hora para reconquistarem a edilidade, perdida para os socialistas em 1997.

Já o PS, afastado do poder autárquico desde 2005, aposta em Ângelo Marques, líder da concelhia e adjunto da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho. Os socialistas vão tentar recuperar de um mau resultado há quatro anos, que apenas permitiu a eleição de um vereador.

Pior foi mesmo o resultado alcançado em 2017 pela CDU, que perdeu a liderança da autarquia que geriu durante três mandatos consecutivos. A enfermeira Clara Abrantes, que assumiu o cargo de vereadora após o falecimento de Rogério Cação, foi a escolha dos comunistas para regressarem à liderança da edilidade.

O Chega concorre pela primeira vez, a exemplo do resto do país, tendo escolhido o professor do ensino secundário Pedro Sampaio. O Bloco de Esquerda volta a votos, desta vez com o professor universitário António Moniz. Por fim, o Livre escolheu o empregado de mesa e antigo autarca socialista, Fernando Lino, que concorreu no passado também pelo BE.

O CDS tinha anunciado que apresentava uma candidatura à autarquia, mas tal não veio a confirmar-se.

Conheça, de seguida, a opinião dos sete candidatos em Peniche.

Paulo Ribeiro

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados