Assinar
Covid-19

Covid-19: Nova fase de desconfinamento começa esta sexta-feira

Conheça as medidas que entram hoje em vigor e que marcam o alívio das restrições no combate à Covid-19.

Kiay Palace

Com 85% da população vacinada, o país inicia esta sexta-feira, 1 de outubro, a terceira fase de deconfinamento. Um conjunto de restrições é hoje levantado, como o fim dos limites horários e de lotação, o uso de máscara em alguns espaços e a apresentação do certificado digital. Esta terceira fase de desconfinamento fica ainda marcada pela reabertura de sectores da economia encerrados há mais de um ano, como é o caso das discotecas e bares.

Máscara obrigatória em locais de risco

O uso de máscara deixa de ser, já a partir de hoje, obrigatório nos recreios das escolas, entre outros espaços, mas mantém-se nos transportes públicos, grandes superfícies, lares e hospitais, salas de espetáculos e grandes eventos, escolas.

Espetáculos com lotação a 100%

Os espetáculos culturais deixam de ter limitação de lotação mas será exigido certificado digital para grandes eventos culturais, cabendo à Direção-Geral de Saúde (DGS) definir quais são. O uso de máscara em espetáculos será obrigatório sempre que não haja distância de dois metros entre pessoas.

Restaurantes sem limitações

Os estabelecimentos comerciais, restaurantes, cafés e afins deixam de ter limite máximo de clientes ou de pessoas por grupo. O fim desta restrição de lotação aplica-se também aos eventos familiares, como casamentos e batizados.

Bares e discotecas reabrem

Os espaços de diversão noturna, encerrados desde março de 2020 devido à pandemia, podem reabrir, sendo contudo exigido aos clientes a apresentação de certificado digital. O mesmo sucederá nos grandes eventos desportivos.

Visitas a lares e hospitais

A apresentação do certificado digital será também obrigatória para viagens – por via marítima ou aérea – e nas visitas a lares e estabelecimentos de saúde, uma vez que passam a ser retomadas as visitas hospitalares.

Aulas no ginásio sem certificado

Os clientes dos restaurantes e hotéis deixam de ter de apresentar certificado de vacinação ou teste negativo à Covid-19, assim como quem frequenta aulas de grupo em ginásios.

Termina recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu também acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores.

Fim da limitação de venda de álcool e de horários

A limitação da venda e consumo de álcool termina e os limites em matéria de horários que tinham sido impostos devido à pandemia também acabam.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados