Assinar
Ourém

Visita do Papa a Fátima ainda sem data, diz bispo de Leiria-Fátima

Papa Francisco vai estar, pela segunda vez, em Portugal em agosto de 2023, no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude.

Papa Francisco em Fátima no centenário das aparições

O Papa Francisco vai estar em Portugal, nas Jornadas Mundiais da Juventude, em agosto de 2023, e também deverá passar por Fátima, mas a visita ainda não tem data.

O bispo de Leiria-Fátima afirmou ontem que o Papa estará em Portugal, a participar nas Jornadas Mundiais da  Juventude (JMJ), a 5 e 6 de agosto.

Apesar das JMJ estarem marcadas entre 1 e 6 de agosto de 2023, em Lisboa, D. António Marto recorda que o Pontífice se encontra com os jovens, habitualmente, no período do fim-de-semana, ou seja, nos dias 5 e 6. 

O cardeal reagiu assim à “ideia de que o Papa viria seis dias”, que tem vindo a ser veiculada na comunicação social. ”O Papa vai estar no sábado e domingo” com os jovens, assinalou.  

São esperados mais de um milhão de jovens de todo o mundo para as Jornadas, um evento que encerrará com a presença do Papa Francisco e que decorrerá nos terrenos da margem do rio Tejo, ao norte do Parque das Nações.

Esta será a segunda viagem do Papa a Portugal, depois de ter estado em Fátima a 12 e 13 de maio de 2017, para a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto. 

Tal como em 2017, garantida está a visita a Fátima, recorda D. António Marto, ainda que a data ainda não tenha confirmação. “Ele exprimiu a vontade de vir a Fátima. Como me disse, não faria sentido vir a Portugal sem vir a Fátima”, afirmou.

E no santuário mariano aguarda-se essa presença, sendo que há quem aponte como provável que o Papa Francisco faça o anúncio da beatificação de Lúcia. “Seria desejável, imensamente, que se pudesse celebrar também o anúncio”, realçou D. António Marto, à margem da ante-estreia do filme “Fátima”, ontem, em Fátima.  

Foi a 27 de janeiro de 2019, no Panamá, que foi divulgada a escolha da cidade de Lisboa pelo Papa Francisco para acolher a próxima Jornada Mundial da Juventude. Inicialmente agendada para o verão de 2022, a JMJ Lisboa 2023 foi adiada um ano, devido à pandemia causada pela Covid-19.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.