Assinar
Região à Mesa

Chícharo é a estrela de festival em Santa Catarina da Serra

“O Chícharo da Serra” arranca esta quinta-feira, dia 25, pelas 18 horas, com uma missa solene na Igreja Matriz de Santa Catarina da Serra.

Diogo Costa

Até segunda-feira, dia 29, está a decorrer em Santa Catarina da Serra, no concelho de Leiria, a 15ª edição do Festival Gastronómico e Cultural “O Chícharo da Serra”. A organização espera receber “milhares de visitantes” que poderão degustar o tradicional chícharo no Complexo Desportivo da União Desportiva da Serra.

A leguminosa é tradicional na freguesia e, “antigamente, estava muito associada à alimentação das classes mais pobres da sociedade, por ser muito saciante e barata”, explica a organização ao REGIÃO DE LEIRIA. Atualmente é servida maioritariamente em dias de festa, com bacalhau assado, cebola crua e bastante azeite.

O prato estará à venda em quatro tasquinhas, da responsabilidade de coletividades locais: Associação de Desenvolvimento Social da Loureira, Associação de Promoção Social da Chaínça, União Desportiva da Serra e Associação de Bombeiros do Sul do Concelho de Leiria.

Ao longo dos cinco dias estão ainda previstos três showcookings, promovidos pela Tonsai (vegetariano), Caxamar e Bombons do Liz.

Este ano há uma novidade, com uma caminhada solidária, “pelos trilhos e caminhos” de Santa Catarina da Serra, cujo custo de inscrição será transformado num bem alimentar para ser distribuído por famílias carenciadas da região. A iniciativa resulta de uma parceria com a Conferência São Vicente de Paulo.

O festival promovido pela ForSerra – Associação Desenvolvimento e Gestão Património de Santa Catarina da Serra arranca esta quinta-feira, pelas 18 horas, com uma missa solene na Igreja Matriz, no dia em que se comemora a padroeira da freguesia, Santa Catarina.

Nos restantes dias, além dos cerca de 30 stands que permitem conhecer o comércio e entidades locais, há muita animação reservada para o palco da tenda de gastronomia.

Artistas como Banda Cork, Fonzie, Dino D’Santiago, The Peorth, XTinto são alguns dos nomes que sobem ao palco nas noites do festival. Haverá ainda atuações dos djs 2Glazen, Fifty, Ziko e Zanova.

Bilhetes à venda em www.ochicharodaserra.com.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.