Assinar
Leiria

Leiria tem 21 novos pontos de acesso gratuito à internet através de WiFi4EU

Segundo a Anacom, Caldas da Rainha foi um dos municípios que perdeu o direito aos “vouchers” obtidos por não ter implementado o projeto no prazo concedido

A cidade de Leiria conta com 21 novos pontos de acesso gratuito à internet, no seguimento de uma candidatura do município ao projeto WiFi4EU da Comissão Europeia.

Este novo serviço complementa assim o acesso disponibilizado através do programa Leiria Região Digital, da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, apurou o REGIÃO DE LEIRIA junto da autarquia.

Os equipamentos foram instalados nas zonas de acesso público do edifício dos Paços do Concelho, praça Rodrigues Lobo, largo 5 de outubro, praça Goa, Damão e Diu (Fonte Luminosa), rua Barão de Viamonte (rua Direita), largo da Sé, jardim Luís de Camões, largo Papa Paulo VI, Mercado de Sant’Ana, zona exterior do Teatro José Lúcio da Silva, parque Municipal Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca (Parque do Avião) e na zona da Igreja de São Francisco na avenida D. João III.

“Para aceder em qualquer destes locais, será apenas necessário ligar um equipamento móvel com sistema wifi à rede WIFI4EU e navegar”, refere a autarquia em comunicado.

“As zonas do serviço correspondem às que se espera maior adesão”, adianta a vereadora Catarina Louro, frisando tratar-se de “um projeto do município que reforça a oferta deste serviço e representa a oportunidade de aceder a um projeto europeu”, garantindo “acesso de maior velocidade, com infraestruturas modernas adaptadas aos equipamentos atuais”.

O investimento é comparticipado pela Comissão Europeia por meio de “vouchers”, para “aquisição de equipamento e custos de instalação de soluções wifi para utilização gratuita em locais públicos”.

Segundo informação avançada hoje pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) em comunicado, mais de metade das autarquias que receberam verbas para a instalação de ‘wifi’ em locais públicos, isto é “cerca de 160”, “já instalaram os equipamentos” e já têm WiFi4EU.

Ao contrário do que adianta contudo o regulador, o município de Leiria já implementou o projeto que já está a funcionar, disse fonte da autarquia ao REGIÃO DE LEIRIA.

Ainda segundo a Anacom, cerca de 30 autarquias “têm cerca de quatro meses para implementar o projeto, sob pena de perderem o direito aos ‘vouchers’ obtidos”, como terá já sucedido com os municípios de “Ílhavo, Caldas da Rainha, Arouca e Monforte”.

No distrito, candidataram-se também ao programa os municípios de Marinha Grande, Castanheira de Pera e Porto de Mós, que tem até 20 de fevereiro de 2022 (no caso da Marinha Grande) e até 23 de março de 2022 para implementar o projeto.

“No conjunto das quatro convocatórias do WiFi4EU, os vales atribuídos aos municípios portugueses pela Comissão Europeia atingem cerca de quatro milhões de euros, tendo sido contempladas cerca de 90% das autarquias. O valor unitário de cada vale é de 15 mil euros”, explica ainda a Anacom no mesmo comunicado, acrescentando que o financiamento da UE se destina a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados